INTERNACIONALIZAÇÃO

Egresso do IFRN realiza matéria internacional sobre os povos indígenas do Litoral Sul potiguar

Rafael visitou as aldeias Catu dos Eleotérios e Sagi/Trabanda.

Publicada em 22/06/2019 Atualizada há 1 ano

Rafael Lima, ex-aluno e participante do programa Jovens Embaixadores pelo IFRN, e atualmente cursando Graduação em Jornalismo na Wake Forest University (Estados Unidos), desenvolveu um projeto jornalístico sobre o atual processo de demarcação de terras indígenas no Brasil. Para tanto, recebeu uma bolsa do Pulitzer Center, organização americana que financia jornalismo independente, para voltar ao Brasil e evidenciar a situação dos grupos indígenas. Como cidadão potiguar, Rafael decidiu focar nas aldeias Catu dos Eleotérios e Sagi/Trabanda, que são parceiras do Campus Canguaretama através de projetos do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). Com o suporte do Prof Nilton Xavier (NEABI/Canguaretama) e da Coordenação de Extensão do Campus Canguaretama, Rafael visitou a aldeia Catu dos Eleotérios e entrevistou o Cacique Luiz Katu, onde levantou elementos para sua matéria. “Considero importante trazer visibilidade para os grupos indígenas do Estado, principalmente em um momento que eles lutam para ter suas terras reconhecidas pela Funai como reservas indígenas. Muitas pessoas desconhecem a batalha que eles enfrentam diariamente para manter costumes e cultura vivos em face da crescente presença de latifúndios em torno de suas aldeias”, disse Rafael. A próxima etapa do seu projeto se dará em Brasília/DF para entrevistar órgãos envolvidos com o processo legal de demarcação de terras indígenas no Brasil.

extensao