Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Desenvolvimento do Roteiro turístico inteligente de Pedro Velho e disponibilização em aplicativo para turistas é promovido por parceria entre SETUR/Pedro Velho, EasyTour Brasil e COPEIN/CANG

O mapeamento dos pontos e roteirização foi possível em razão dos esforços coletivos das três instituições envolvidas.

Publicada em 30/10/2018 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para direita Profº Márcio Marreiro (IFRN), Tiago de Souza (SETUR/Pedro Velho), Antônio Galvão (historiador local), Juscelino Messias (EasyTour Brasil), Luana Rocha (IFRN) e Patrícia Peixoto Targino (Prefeita da cidade)

Na última sexta-feira (27/10), foi realizado o mapeamento dos pontos turísticos do município de Pedro Velho com vistas a inserção do conteúdo no aplicativo EasyTour Brasil. Esta ação promove a roteirização turística de Pedro Velho seguida da disponibilização dos roteiros locais aos turistas, visitantes e própria comunidade local que desejar visitar os aspectos únicos da cidade por meio de um aplicativo. Essa proposta é fruto de uma parceria realizada pela Secretaria de Turismo de Pedro Velho, o aplicativo EasyTour Brasil e o Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN – Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro das Chagas.

A ideia é que o turista que visita Pedro Velho possa conhecer todos os atrativos turísticos do município sendo guiados pelo aplicativo que conta com informações detalhadas dos locais, atividades, produtos e serviços turísticos e conduz o visitante por meio da tecnologia de geolocalização. Para isso, aponta o profº Márcio Marreiro, é imprescindível a parceria com o EasyTour Brasil. Este é um aplicativo voltado para o turismo. Ele foi desenvolvido por alunos do IFRN Natal Central, com o objetivo de melhorar a experiência vivenciada pelo turista ao visitar uma nova cidade, oferecendo roteiros turísticos completos e interativos, com uma gama de atividades, produtos e serviços sugerido de acordo com a sua geolocalização, conforme afirma Juscelino Messias.

Participaram do mapeamento dos atrativos e desenvolvimento dos roteiros turísticos, o Secretário de Turismo de Pedro Velho, Tiago José Deque de Souza Máximo, o historiador local, José Antônio Galvão, o Analista de Sistemas e Fundador do EasyTour Brasil, Juscelino Messias, a discente do IFRN – Campus Canguaretama e bolsista PIBIC-CNPQ, Luana Priscila Silva Rocha e o Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN – Campus Canguaretama, Márcio Marreiro das Chagas. A ação é fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), por meio do seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o projeto “EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS EM ROTEIROS TURÍSTICOS INTEGRADOS NO LITORAL SUL: Uma proposta de levantamento de atrativos e elaboração de roteiros com produtos criativos na região”, sob coordenação do professor Márcio Marreiro das Chagas.

Sobre a parceria com o IFRN – Campus Canguaretama, comenta o secretário Tiago, “é de extrema importância para Pedro Velho, uma vez que a cidade tem uma rica história, de um passado e presente bonito, mas que carecia de uma proposta de desenvolvimento turístico consistente com seu potencial [...] agora mapeado e disponível para os turistas de modo inteligente através do aplicativo EasyTour Brasil, em função deste acordo firmado entre a SETUR/Pedro Velho, o aplicativo e o IFRN, na figura do profº Márcio Marreiro”. Já para Luana Priscila, bolsista PIBIC-CNPQ que integra o projeto, “atuar em um projeto de desenvolvimento da minha própria cidade é, sem dúvida, bastante gratificante! Além de uma oportunidade única de aprendizado na minha área de estudo”.

O professor Márcio Marreiro ressalta o “potencial histórico e cultural da cidade, onde se encontram diversas ruínas que conduzem os visitantes ao início dos séculos XIX e XX” nos arredores da área urbana, como também, e principalmente, na área rural, acompanhados de um belo patrimônio natural, áreas de lazer e “trilhas acompanhadas de histórias e lendas que nos fazem lembrar as clássicas tragédias Shakespearianas”, entre outros atrativos. Sobre a visita a cidade, Juscelino Messias, do EasyTour Brasil, fala encantado um pouco sobre a experiência: “hoje foi um dia especial, uma volta ao passado, contada de tal maneira e com uma riqueza de detalhes tão grande que viajar no tempo foi muito fácil. E quando falo em voltar ao passado, posso dizer que voltei até 1821”. A cidade de Pedro Velho fica a apenas 80km de Natal, e busca promover o turismo local nos segmentos histórico, cultural e de lazer com o apoio do IFRN – Campus Canguaretama.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas