Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ACADÊMICO

Campus promove palestra formativa com o tema “Desafios à docência: refletindo sobre ações e práticas inclusivas”

Com a participação da Profa. Sédina Jales (UFRN), discussão compõe programação da semana pedagógica 2019.1

Publicada em 07/02/2019 Atualizada há 1 ano

Na última terça feira (05) do corrente mês, a professora Sedina dos Santos Jales Ferreira (Surda), esteve no campus Canguaretama, durante a Semana Pedagógica 2019.1, ministrando uma palestra para os professores da instituição, afins de trazer-lhes uma reflexão aceca das ações e práticas inclusivas no âmbito do IFRN.

Sedina Jales, é professora de Libras na UFRN há 5 anos, é especialista em Libras (ESTÁCIO-RN), graduada em Letras - Libras (UFSC) e Pedagogia (INAES). Possui vasta experiência como docente no estado do RN e foi uma das sócias-fundadoras da Associação de Surdos de Natal – ASNAT, sendo presidente da mesma por 3 vezes. Por ser pessoa influente na Comunidade Surda do estado, constantemente dá palestras com temáticas que tratam das Pessoas Surdas, da sua cultura e do seu histórico educacional. A palestra na Semana Pedagógica do IFRN campus Canguaretama, contou ainda com a atuação do servidor do referido campus, Tradutor Intérprete de Libras Timótheo Machado Henrique, que fez a tradução em português da palestra e intermediação entre palestrante surda e servidores ouvintes.

Ao fim da palestra, houve a participação dos docentes do campus, que demonstraram satisfação pela palestra proferida e aproveitaram do momento para tirar dúvidas acerca da inclusão de alunos com deficiência que estudam no campus, bem como aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre a Libras e o Mundo dos Surdos.