Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SEMINÁRIO DE TURISMO

Campus entrega à prefeitura de Canguaretama o Plano de turismo do município

A entrega fez parte da cerimônia de abertura do II Seminário de Turismo da da Microrregião do Litoral Sul

Publicada em 27/07/2016 Atualizada há 1 ano

Com a presença de alunos, servidores e autoridades locais, o Campus Canguaretama do IFRN realizou na tarde de hoje (27) a entrega do Plano de Turismo de Canguaretama à prefeitura do município. A ação fez parte da abertura do II Seminário de Turismo da Microrregião do Litoral Sul e do I Ciclo de Estudos sobre Patrimônio Cultural. Na oportunidade, foram entregues também o catálogo de Trilhas da Microrregião do Litoral Sul e o plano de ação Hoje é Dia de Feira. Todos os documentos foram fruto de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos e servidores do Campus.

O Plano foi entregue pelas professoras Darlyne Fontes e Renata Trigueiro à prefeita do município, Maria de Fátima Borges Marinho; que estava acompanhada pelo presidente da câmara municipal, João Paulo de Oliveira, e pelo secretário de Turismo, José do Egito de Oliveira. O diretor-geral Valdelúcio Pereira e o diretor acadêmico do Campus, Flávio Ferreira, fizeram a entrega do catálogo de trilhas ao secretário de meio ambiente de Vila Flor, Odair Ferreira. Já o plano de ação sobre feira livre, recebido pela prefeita de Canguaretama e por Edileusa Marques da Silva, feirante da cidade, foi entregue pela professora Ana Neri da Paz Justino, coordenadora do projeto Hoje é Dia de feira. 

"Nosso objetivo é colaborar com todos os municípios da região para que tenhamos um desenvolvimento a contento", destacou o diretor-geral do Campus. "Isso é uma pequena mostra do que é a importância do Instituto para a nossa região. Deus sabe quando conseguiríamos fazer um documento desses, que vai orientar todas as políticas públicas", comentou a prefeita Maria de Fátima.

DEBATE

Logo após a entrega dos documentos, foi realizada a apresentação do Plano de Turismo pela professora Darlyne Fontes. Em seguida, aconteceu a mesa-redonda "Gestão em Turismo: sociedade e natureza como  premissas do planejamento", com a participação de Darlyne; Jurema Dantas, da UnP; Marcelo Taveira, do Campus Currais Novos da UFRN, e Michel Vieira, do Campus Central da UFRN. 

A professora Jurema declarou sua alegria em perceber o envolvimento da equipe de professores e alunos com o desenvolvimento do Plano de Turismo. "É a concretização da responsabilidade social de uma instituição de ensino. Precisamos sair dos muros da escola", destacou. O professor Marcelo Taveira explicou que, pelo porte da cidade, o plano teria custado cerca de R$ 300 mil reais ao município. "Que a prefeitura receba-o como um presente, colocando-o em prática", acrescentou. Já o professor Michel Vieira direcionou sua fala aos alunos presentes ao evento. "Usem o material como fonte de pesquisa, mas se vejam como criadores desse material. Ele mostra a densidade, a qualidade e a competência que só um turismólogo pode ter. E essa é a principal função do IFRN: ensinar ao aluno que ele tem condições de se inserir no mercado de trabalho", motivou.

MAIS ATIVIDADES

A tarde contou ainda com a apresentação do catálogo Trilhas da Microrregião do Litoral Sul, também realizada por Darlyne Fontes, e com a exposição de pôsteres dos projetos de pesquisas e extensão da área de turismo desenvolvidos no Campus Canguaretama. À noite, tiveram início as atividades do I Ciclo de Estudos em Patrimônio Cultural, com exposição "Vivendo vida de engenho", com curadoria de João Natal, do Ponto de Memória Banguê. Em seguida, a professora Julie Cavignac, da UFRN, proferiu a conferência "Memória e Patrimônio no Rio Grande do Norte - embates e perspectivas".