INTERNACIONALIZAÇÃO

Campus Canguaretama mostra experiências em evento de Internacionalização

Trabalho reuniu ações de Internacionalização em Casa em Extensão, Ensino e Pesquisa

Publicada em 26/04/2019 Atualizada há 1 ano

É possível estimular a internacionalização de estudantes e servidores por meio da Internacionalização em Casa, aproveitando recursos já existentes no Campus. Essa é a principal conclusão de ações do Campus Canguaretama apresentadas em sessão temática do evento internacional, intitulado FAUBAI Conference 2019, em Belém/Pará, entre 13 e 17 de Abril de 2019.

O evento é organizado anualmente pela Brazilian Association for International Education, que reúne dirigentes de Instituições de Ensino Superior do Brasil e do mundo. “O evento de extensão Encontro Intercultural, o estímulo e a preparação de estudantes para o programa de mobilidade Jovens Embaixadores, o uso do Inglês como Meio de Instrução e a pesquisa voltada à ampliação dessa abordagem no ensino superior foram algumas ações exitosas, de baixo investimento, executadas com auxílio de servidores e professores de diferentes áreas, que despertaram interesse da comunidade internacional em um Campus do interior do Rio Grande do Norte”, disse o Professor Helber Silva, um dos autores do trabalho. Como a temática do FAUBAI 2019 foi “Global Community Engagement”, percebeu-se nas discussões que o IFRN está sendo cada vez mais reconhecido pelas suas ações e pelo alto potencial de desenvolver projetos com estudantes e professores de outras instituições, inclusive por meio de fomento externo, por meio da articulação com comunidades tradicionais e setor produtivo.

“A expectativa para 2019 é sistematizar ações no Campus que estimulem mais estudantes em desenvolver línguas adicionais, participar de programas de mobilidade e projetos interinstitucionais”, finaliza o Professor. Um relatório com as principais observações durante a missão será apresentado à Direção-Geral do Campus Canguaretama e à Assessoria de Extensão e Relações Internacionais, que fomentaram a participação no evento.

extensao