EXTENSÃO

Baía Formosa terá roteiro desenvolvido pelo Campus Canguaretama e disponibilizado em Portal e aplicativo turístico

O projeto é fruto da parceria entre a COPEIN/CANG, SETUR Baía Formosa e EasyTour Brasil

Publicada em 29/03/2019 Atualizada há 1 ano

Roteiro turístico de Baía Formosa será desenvolvido pelo IFRN - Campus Canguaretama e disponibilizado em Portal e aplicativo turístico EasyTour Brasil. A proposta é fruto da parceria entre o IFRN – Campus Canguaretama, por meio de sua Coordenação de Pesquisa e Inovação, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Baía Formosa e o EasyTour Brasil. No âmbito do IFRN, o projeto é coordenado pelo Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, e conta com a colaboração da Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Marcelly Madeiro, e do EasyTour Brasil, com a presença do seu fundador, o analista de sistemas, Juscelino Messias. Participaram da primeira visita de roteirização, além dos mencionados, os discentes do Campus, Luana Priscila Silva Rocha e José Marcos Camilo da Conceição.

A proposta é integrar os atrativos de Baía Formosa aos demais atrativos da região, formando assim roteiros integrados entre os destinos do litoral sul e estimulando a diversificação da oferta turística da região. Além disso, a ideia é que o turista que visita Baía Formosa possa conhecer todos os atrativos turísticos do município sendo guiados pelo aplicativo, com o conteúdo desenvolvido pelo IFRN – Campus Canguaretama, que conta com informações detalhadas dos locais, atividades, produtos e serviços turísticos e conduz o visitante por meio da tecnologia de geolocalização. Para isso, aponta o profº Márcio Marreiro, é imprescindível a parceria com o EasyTour Brasil. Este é um aplicativo voltado para o turismo. Ele foi desenvolvido por alunos do IFRN Natal Central, com o objetivo de melhorar a experiência vivenciada pelo turista ao visitar uma nova cidade, oferecendo roteiros turísticos completos e interativos, com uma gama de atividades, produtos e serviços sugerido de acordo com a sua geolocalização, conforme afirma Juscelino Messias.

A ação é fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), por meio do seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o projeto “EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS EM ROTEIROS TURÍSTICOS INTEGRADOS NO LITORAL SUL: Uma proposta de levantamento de atrativos e elaboração de roteiros com produtos criativos na região”, sob coordenação do professor Márcio Marreiro das Chagas, e conta com colaboração da discente do IFRN – Campus Canguaretama e bolsista PIBIC-CNPQ, Luana Priscila Silva Rocha. Este projeto está inserido no Núcleo de Excelência em Estudos, Tecnologia e Inovação para o Mercado Turístico do Litoral Sul e Agreste (NTurTec) e Observatório de Turismo do Litoral Sul e Agreste (ObservaturSul), ambos sob a coordenação do professor Márcio Marreiro das Chagas.

Ainda sobre a parceria com a secretaria de turismo, em sua fala, mais uma vez, o professor Márcio Marreiro ressalta a “alegria e o orgulho de ver uma ex-orientanda, bolsista do nosso núcleo, NTurTec, assumir um cargo de tamanha importância para o desenvolvimento turístico de Baía Formosa e já buscar parcerias para um trabalho sério, ético e comprometido”, que é o que sempre fazemos em toda região Sul e Agreste Potiguar. A secretária Marcelly Madeiro é graduada em Gestão de Turismo pelo IFRN – Campus Canguaretama e esteve sob a orientação do professor durante o curso e agora busca levar a expertise desenvolvida por ela e pelo instituto para o município.

extensao