Atividades de extensão

Atividades de extensão do IFRN contemplam escolas públicas de Canguaretama

As ações são voltadas à conscientização do uso de energia elétrica e à implantação de hortas escolares

Publicada em 07/12/2016 Atualizada há 1 ano

Projetos de extensão do IFRN atuam em escolas públicas de Canguaretama.

O projeto “Sensibilização sobre o Uso Eficiente da Energia Elétrica”, desenvolvido no Campus Canguaretama e coordenado pelos professores Aldayr Júnior, Anisia Galvão, Valbério Gonzaga e Valério Fernandes, tem como objetivo despertar a reflexão dos estudantes e das comunidades sobre a importância da redução do consumo de energia elétrica. Para isso, visando explicar e levar exemplos de atitudes que auxiliem na economia de energia, a integração entre alunos e professores tem mapeado as escolas do município canguaretamense.

Esse trabalho teve início no mês de junho de 2016 e será finalizado em fevereiro de 2017 e conta com a contribuição dos alunos Felipe Rocha, Francisco Arlindo, Ketyllem Costa, Larissa da Silva, Maria Clara Bezerra e Sara Ribeiro. Diante do desenvolvimento nos últimos meses sob o uso de palestras nas escolas, a professora Anisia revela que os “estudantes, pais e servidores demonstram interesse pelo tema e, portanto, espera-se que haja mudança de comportamento em relação ao uso racional de energia”.

Já o projeto “Escola Apoiada: implantação de hortas em escolas públicas de Canguaretama” é coordenado pelos professores Anisia Galvão e Sandra Campos e tem a colaboração do técnico-administrativo Joás Ferreira e dos bolsistas Carla Chaves e Matheus de Souza. Com a pretensão de produzir hortas nas escolas públicas do município, essa atividade de extensão visa capacitar estudantes e servidores para realizar a manutenção do desenvolvimento das plantações.

As instituições contempladas com esse projeto são a Escola Municipal João Lino, localizada no Catu; e a Escola Municipal Roberto Magalhães, situada em Barra do Cunhaú. As ações começaram a ser efetuadas em setembro desse ano e serão concluídas neste mês. Após os resultados obtidos com a inclusão entre a equipe do IFRN e as escolas, os alunos e professores do instituto almejam expandir o projeto no ano de 2017.

extensao