PRODUÇÃO

Alunos e servidores do Campus Canguaretama publicarão livro de contos

A produção está associada aos aspectos histórico-culturais do município de Canguaretama

Publicada em 12/12/2017 Atualizada há 1 ano

Inspirados na cultura, na história e na geografia do município de Canguaretama, localizado na Microrregião do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, integrantes do projeto de pesquisa "Jogos Digitais Educacionais" do Campus Canguaretama produziram narrativas para um jogo digital com o objetivo de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Instituto.

Assim, os alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática, Eduarda Alcântara, Henrique Targino, Meire Rodrigues, Milenna Marinho, Natália Tertuliano, Semaias Machado juntamente com os coordenadores do projeto - a professora de Língua Portuguesa, Magda Diniz, e o coordenador de Tecnologia da Informação, Jorge Felliphe - elaboraram contos modernos para que um pudesse ser selecionado pelo grupo com a finalidade de compor a grande narrativa do jogo.

Entretanto, a construção desse gênero discursivo redeu cinco contos que dialogam subjetivamente com a história do Beco do Uruá, nome pelo qual Canguaretama era conhecida, e com as características do mundo contemporâneo. Para exemplificar a construção intríseca entre "vida e arte", as discentes Milena e Meire, escritoras do capítulo “A Garota do Outro Mundo”, contam, nessa narrativa, a trajetória de uma garota que, após alguns acontecimentos em sua vida, é direcionada a um mundo totalmente diferente, onde encontra pessoas que são parecidas com aquelas com quem convive no mundo real. O fato ajuda essa personagem a enfrentar vários problemas com a família, os amigos e ela mesma. No capítulo “Tribo Tapuias”, a discente Natália conta a história de um menino que esteve presente no dia do massacre dos Mártires do Cunhaú e, oportunamente, conseguiu fugir da igreja e chegar a uma tribo indígena a salvo, contudo perdeu-se de sua mãe nessa investida.

A ser lançado em maio de 2018 pela Editora do IFRN, o livro intitulado “Leitura e criação em jogo: conhecendo de pertinho o Beco do Uruá” é, como afirma a professora Magda, "a materialização da experiência leitora desses alunos". Além disso, o coordenador Jorge Felliphe avalia a atuação dos estudantes nessa produção como uma forma de promover o desenvolvimento em língua materna no sentido de interpretação das etapas do jogo, sobremaneira da coerência da narrativa.
extensao