Secitex 2016

Alunos e servidores do Campus Canguaretama participam da II Secitex

O evento ocorreu entre os dias 23 e 26 de novembro em Parnamirim

Publicada em 06/12/2016 Atualizada há 12 meses

Professores do IFRN durante apresentação do trabalho "A cozinha do litoral sul potiguar".

A II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN aconteceu entre os dias 23 e 26 de novembro no Campus Parnamirim e contou com mostras tecnológicas, apresentações culturais, minicursos, oficinas, palestras e simpósio. Na ocasião, diversos campi contribuíram com a elaboração do evento.

A integração do Campus Canguaretama na II Secitex incluiu 9 trabalhos no IV Simpósio de Extensão e 5 no XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, o CONGIC, dos quais foram apresentados exposições orais e pôsteres pelos alunos do instituto. Essas atividades foram provenientes de resultados efetivos de ações e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos para atender às demandas da comunidade externa, cumprindo, assim, a função social do IFRN.

Somado a isso, os professores Helber Silva e Bruno Gomes participaram, a convite da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (ASERI) do IFRN, da mesa redonda do I Dia Internacional do IFRN, onde apresentaram aos estudantes e servidores as ações voltadas à internacionalização do instituto e realizadas com o suporte do Campus.

O momento foi uma oportunidade para que o professor Helber Silva relatasse uma experiência do uso do EMI (English as a Medium of Instruction) no ensino de Redes de Computadores junto à turma do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática. Já o professor Bruno Gomes expôs as ações que tem desenvolvido na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) para a busca de parcerias em pesquisas envolvendo o IFRN e outras instituições internacionais. A ocasião também proporcionou que os estudantes do Campus pudessem interagir com intercambistas de diferentes países, como China, Dinamarca, Polônia, França e Itália, fato que propiciou uma prática de conhecimentos enriquecedora.

Além disso, na área de Pesquisa e Inovação, o professor Márcio Marreiro, Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN – Campus Canguaretama, atuou como diretor da área de Ciências Sociais Aplicadas do XII Congresso de Iniciação Científica (CONGIC) do IFRN.

É válido destacar que o trabalho “A cozinha do litoral sul potiguar”, originado em projeto de pesquisa coordenado pelo docente Nilton Xavier, foi premiado em 3º lugar na área de Ciências Humanas do CONGIC. Nesse contexto, é relevante citar que este é o segundo ano consecutivo no qual o Campus Canguaretama recebe prêmios de melhor trabalho no CONGIC. No ano de 2015, um trabalho do professor Marreiro foi eleito o melhor da área de Ciências Sociais Aplicadas.

Quanto à integração cultural do Campus ao evento, ao final da noite da quinta-feira, 24, o professor Isaac Melo participou da mostra musical do grupo Musicamp Potiguar.

extensao