Pesquisa e Inovação

Alunos do Campus Canguaretama apresentam trabalhos no XI CONNEPI

Acompanhados pelo professor Márcio Marreiro, os discentes participaram do evento que aconteceu em Maceió

Publicada em 16/12/2016 Atualizada há 1 ano

Alunos e professor durante participação no XI CONNEPI.

Entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2016, aconteceu a 11ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) no Hotel Ritz Lagoa da Anta, localizado em Maceió. Sediado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), o evento contou com a presença de estudantes, professores, profissionais e pesquisadores de todo o país que discutiram sobre ideias a respeito da temática “Políticas de Inovação como Estratégias de Fortalecimento para a Rede”.

Na ocasião, apresentaram trabalhos aprovados no CONNEPI as alunas Maria Analice Antônio da Silva e Vanessa Kelly Sales da Costa, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo (Gestur), e o aluno Luiz Fernandes de Oliveira, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), acompanhados pelo coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro das Chagas.

É importante destacar que a participação nesse evento proporcionou aos alunos a prática dos saberes apreendidos em sala de aula e o compartilhamento de suas experiências em pesquisa e inovação. Segundo a aluna Maria Analice, “participar de um evento como o XI CONNEPI foi um momento absolutamente maravilhoso, onde pude aumentar meu nível de conhecimento e adquirir experiências únicas que levarei para a vida inteira, só tenho a agradecer primeiramente a Deus, depois ao IFRN - Campus Canguaretama, e em especial ao meu Professor Orientador Márcio Marreiro”. Nesse sentido, é fundamental citar que este é o segundo ano consecutivo em que a discente, sob orientação do Prof. Márcio Marreiro, tem trabalho aprovado no Congresso, o qual teve sua edição anterior sediada no estado do Acre.

Os trabalhos originados das pesquisas desenvolvidas no Campus aprovados no evento foram:

1 - “Análise do Apego Afetivo, Dependência e Identidade na Comunidade Indígena Catú Dos Eleotérios”, de autoria das alunas do Gestur, Josilene Alves de Souza e Maria Analice Antônio da Silva e dos professores Márcio Marreiro das Chagas e Sérgio Marques Júnior, este último professor do Programa de Pós Graduação em Turismo da UFRN;

2 - “A Pedagogia da Alternância no Curso de Licenciatura em Educação do Campo No IFRN/Campus Canguaretama: Um Estudo Inicial”, realizada pelos alunos da Licenciatura em Educação do Campo, George Emanuel de Lima Junior e Luiz Fernandes de Oliveira e pelas professoras Clarissa Souza de Andrade Honda e Monik de Oliveira Lopes Neves;

3 - “O Uso Público com Fins Turísticos do Parque Estadual Mata da Pipa -Tibau Do Sul/RN: A Visão da Iniciativa Privada” de autoria das alunas do Gestur, Maria Viviane do Nascimento, Radna Rayanne Lima Teixeira e Vanessa Kelly Sales da Costa e dos professores Fellipe José Silva Ferreira e Paula Normandia Moreira Brumatti;

4 - “Indagações espaciais sobre a Casa Grande do Engenho Cunhaú” do aluno Thiago Antônio de Oliveira.

Representando um conjunto de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o XI CONNEPI também teve a colaboração da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Assim, é válido citar que esse congresso, mediante a apresentação de pesquisas de seus participantes, contribui com o desenvolvimento técnico-científico de repercussão em toda a sociedade.

pesquisa