Pesquisa e Inovação

Aluno e professor do Campus Canguaretama publicam artigo na Revista Applied Tourism

O artigo conta com autoria principal de João Paulo Serafim Félix, com orientação e coautoria dos professores Márcio Marreiro das Chagas (IFRN) e Sérgio Marques Júnior (UFRN)

Publicada em 04/12/2017 Atualizada há 1 ano

João Paulo Félix e professores Márcio Marreiro das Chagas, Sérgio Marques Júnior e Victor Hugo da Silva

A Revista APPLIED TOURISM (International Journal of Applied Science and Technology in Tourism, Hospitality and Food & Beverage - IJTH), em sua terceira edição, do ano de 2017, publicou artigo desenvolvido por aluno do Campus Canguaretama. O artigo é intitulado “ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE OS IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA PRAIA DA PIPA/RN”, e possui autoria principal de João Paulo Serafim Félix, estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, contando com orientação e coautoria do Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, e do professor do Programa de Pós-Graduação de Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN), Dr. Sérgio Marques Júnior. O trabalho contou também com a colaboração do mestrando em turismo pelo PPGTUR-UFRN, Victor Hugo da Silva.

O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa “Análise dos Fatores que influenciam o Apoio do Residente ao Desenvolvimento Turístico nas Comunidades Indígenas e Quilombolas da Microrregião do Litoral Sul visando o Empoderamento das Comunidades Locais”, em que o discente João Paulo é bolsista, financiado pelo Edital Nº 09/2016 PIBIC-AF/CNPq.

O estudo objetivou analisar a relação entre dependência econômica e percepção dos residentes sobre o desenvolvimento turístico da Praia da Pipa/RN, um dos destinos indutores do estado do Rio Grande do Norte. A hipótese principal dele é que a parcela da comunidade local que depende economicamente do turismo possui percepção mais positiva sobre os impactos da atividade, apego e imagem do local, como também apoio ao desenvolvimento turístico superior ao da parcela que não depende economicamente do setor. Dentre os resultados, foi possível confirmar a hipótese de que os residentes que dependem economicamente do turismo possuem percepções estatisticamente significativas mais favoráveis sobre os impactos no desenvolvimento do turismo do que a parcela da comunidade que não é beneficiada diretamente pelo trabalho no setor, em todas as dimensões estudadas.

A APPLIED TOURISM “é uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia”, conforme é encontrado na apresentação da revista. É um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

O estudo completo pode ser encontrado neste link: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/ijth/article/view/11841

pesquisa
servidores