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Saberes Indígenas

“Saberes Indígenas na Escola” promoverá evento neste sábado (19)

A ação contemplará o encerramento do ciclo de formação 2016

Publicada em 16/08/2017 Atualizada há 1 ano

No próximo sábado (19), a partir das 9h, a ação do Campus Canguaretama, “Saberes Indígenas na Escola”, promoverá o encerramento do ciclo de formação através do encontro de todas as comunidades indígenas do RN, através de seus cursistas que receberam formação pelo programa. Na ocasião, será realizado o "Seminário Saberes Indígenas na Escola: Educação Escolar Indígena em tempos de crise", em que terão acesso à mesa-redonda com docentes, indígenas e pesquisadores de renome nacional, escolhidos por eles, para fazer o encontro de conhecimentos e de partilha nesse momento final.

A atividade também contará com a presença das secretarias municipais de Assú, Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, João Câmara, as quais possuem escolas municipais indígenas ou com alunos indígenas e tiveram docentes formados pelo programa, no intuito de sensibilizar para a promoção da educação escolar indígena em seus territórios

Conheça a Ação

A ação “Saberes Indígenas na Escola” do Núcleo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Campus Canguaretama, contemplou ao longo de um ano (2016-2017), os povos indígenas Sagi-Trabanda (Baía Formosa), Catu dos Eleotérios (Canguaretama e Goianinha), Caboclos do Assu (Assu), Mendonça do Amarelão, Santa Teresinha, Serrote de São Bento (João Câmara) e Tapará (Macaíba), que compõem o Território Etnoeducacional Potiguara e Tapuia no estado do Rio Grande do Norte.

Tendo por objetivo a promoção da formação continuada de professores indígenas, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica, e o incentivo do ensino de línguas indígenas (Tupi) com o intuito de efetivar uma publicação de material didático produzido por eles,  a ação “Saberes Indígenas na Escola” (FNDE/MEC/SECADI),  considera os seguintes eixos: a)letramento e numeramento em Língua Indígena como primeira língua; b) letramento e numeramento em Língua Portuguesa como primeira língua; c) letramento em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; d) conhecimentos e artes verbais indígenas.

 

A ação deste ano priorizou a realização de pesquisas pelos próprios indígenas, junto a formadores selecionados em edital e pesquisadores indígenas e às comunidades do RN, além do levantamento de dados;  oficinas, seminários e cursos de formação destinados aos professores indígenas, que serão fundamentados por meio dos conhecimentos próprios de cada povo indígena; e elaboração de materiais didáticos e paradidáticos conforme decisão de cada comunidade, a serem utilizados, posteriormente, no âmbito das escolas indígenas, por meio de uma educação escolar nesse contexto.

Palavras-chave:
ensino
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pesquisa
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