Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Atividades Culturais

“Caminhos do Coco” será exibido no Campus Canguaretama

A apresentação do documentário acontecerá no dia 6 de fevereiro

Publicada em 26/01/2018 Atualizada há 1 ano

Gravado em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, “Caminhos do Coco” é um documentário que foi produzido em 2014 pela equipe formada por por Joice Temple, Juliana Amorim, Hugo Marques, Felipe Scapino, Kelly Santos, Renan Vasconcelos, Cauê Bravim e  Omar Sanchez . O projeto multimídia tem como objetivo promover a “valorização e a divulgação dos mestres da cultura popular do coco”, buscando, dessa forma, apresentar as performances e histórias que embalam os ritmos dessa expressão cultural.

Após a produção, o grupo está voltando aos lugares em que teve apoio para a realização do documentário. No Rio Grande do Norte, na comunidade de Sibaúma/Tibau do Sul, o Coco de Zambê do Mestre Geraldo participou das gravações. Assim, no dia 6 de fevereiro, a partir das 19h15min, o Campus Canguaretama receberá o grupo para apresentação do documentário, a qual será destinada às turmas de Licenciatura em Educação do Campo e Tecnologia em Gestão de Turismo. 

O momento também contará com um encontro de mestres dos Cocos de Roda e de Zambê, Bacalhau, Geraldo e Sérgio Marques, residentes nos dos municípios de Canguaretama e Tibau do Sul. Para o Diretor Acadêmico e professor do campus, Flávio Ferreira, essa atividade será uma importante celebração das tradições culturais que, através de memórias e expressões como a dança e a arte, valoriza as raízes históricas da região. Além disso, faz referência ao mestre Chico Antônio, descoberto pelo pesquisador Mário de Andrade em viagens pelo Rio Grande do Norte nos anos de 1928, como relata em sua obra "O Turista Aprendiz".

 

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas