Você está aqui: Página Inicial / Campi / Caicó / Pesquisa e Inovação / Projetos 2015

Projetos 2015

A máquina de costura como tecnologia assistiva

Coordenador: Jorge Luiz Ferreira Rabelo
 
Este Projeto tem o objetivo de pesquisar a viabilidade, os aspectos tribológicos, o desgaste e a vida útil de um dispositivo que ajustado sob pressão à região lombar do operador da máquina de costura, com paraplegia ou amputação dos membros motores inferiores, permitirá que este se incline para a frente e para trás quando for operar a máquina. Bersch e Tonolli (2006), afirmam que todo recurso ou equipamento desenvolvido sob medida para aperfeiçoar e aumentar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência é considerado tecnologia assistiva.Essa tecnologia vem no bojo da revolução tecnológica, a qual caminha para favorecer e simplificar as atividades do cotidiano de pessoas com deficiência, no caso da pesquisa “in loco”, de pessoas com deficiência de membros inferiores.Conforme Cook e Hussey (1995), a TA serve como auxílio que promove a ampliação de uma habilidade funcional deficitária, podendo também possibilitar a realização da função que o deficiente está impedido de fazer, proporcionando a esse maior independência, qualidade de vida e inclusão social. A ideia do dispositivo que será analisado no Projeto permitirá que pessoas com deficiência de membros inferiores tenham a possibilidade de se inserir no mercado de trabalho.
 

O uso do software GeoGebra como instrumento auxiliar no estudo de funções

Coordenador: Joaildo Maia

Este Projeto objetiva averiguar as contribuições do software GeoGebra na aprendizagem dos alunos no tocante ao estudo de funções, pois as atividades que serão desenvolvidas possibilitará utilizar este recurso na sala de aula, como também, verificar se houve uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos abordados. Acredita-se que através da manipulação e exploração de atividades com o GeoGebra possa haver uma maior assimilação das relações algébricas e geométricas existentes neste conteúdo, servindo de articulador entre teoria e prática. Em uma sociedade globalizada na qual a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, não se pode pensar em uma educação desvinculada dessa realidade. Espera-se que este projeto possa incentivar alunos a buscar uma nova forma de aprendizagem e aos professores uma nova metodologia de ensino que seja eficaz e, ao mesmo tempo, significativa. 

Jogos eletrônicos: uma relação entre aprendizagem e diversão no ensino de Matemática

Coordenador: Joaildo Maia

Este Projeto trata da construção de jogos eletrônicos, se justificando pelo fato de que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, como também na sociedade atual. A essência do Projeto é utilizar o jogo não somente como instrumento de entretenimento, mas abrangendo o contexto educacional, inclusive nas aulas de Matemática, como um importante recurso didático, possibilitando a interação entre a aprendizagem e a tecnologia. Pretende-se, assim, com este projeto criar, desenvolver e executar um jogo que promova a aprendizagem de alguns conceitos matemáticos de forma lúdica, capaz de estimular o raciocínio e a criatividade dos jogadores. Para isso, será criado um aplicativo onde o estudante possa interagir com outros participantes por meio das redes sociais, proporcionando a descoberta, a aferição de resultados e a criação de situações problema.

IFRN.TV : SISTEMAS DE MÍDIAS INTERATIVAS COMO MEIO DE DISSEMINAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE

Coordenador: Max Miller da Silveira


O projeto tem como objetivo geral dar prosseguimento no desenvolvimento do IFRN.TV e incentivar o software livre/aberto no contexto do IFRN e na cidade de Caicó, promovendo grandes benefícios para as empresas e instituições não somente da região do Seridó como de todo o estado. Para isso, será utilizado o Centro de Competências em Software Livre como elemento fornecedor do projeto. O projeto visa permitir que o sistema de comunicação institucional possa utilizar de mídias interativas para divulgar e interagir com alunos e servidores, além de realizar a divulgação dos acontecimentos dentro da instituição.
 

Samanaú FTPSYnc

Coordenador: Max Miller da Silveira

A Plataforma Samanaú é uma plataforma de coleta de dados meteorológicos capaz de enviar os dados através de uma redes de sensores sem fio, bem como através de satélites compatíveis com o padrão SCD/ARGOS de Caicó , significando a integração de uma plataforma de coleta de dados de baixo custo com o Sistema Integrado de Dados Ambientais (SINDA). A plataforma surgiu da necessidade de monitorar apropriadamente os recursos naturais e as condições climáticas, sobretudo em regiões menos desenvolvidas social e economicamente. A plataforma é um projeto a parceria entre o Centro de Competências em Software Livre do IFRN (CCSL-IFRN) e o Centro Regional do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN-INPE). Assim, é necessário do desenvolvimento de um software capaz de processador os dados transmitidos por satélite que ficam armazenados na FTP do INPE para poder visualiza-lós e tornar útil a sua utilização.

EletriKit - Desenvolvimento de ferramenta didática prática para utilização em aulas de eletricidade e eletrônica

Coordenador:Francisco das Chagas Souza Junior

Este projeto visa criar um kit didático que apresente de maneira investigativa e interativa os conceitos relacionados aos conteúdos de eletricidade e eletrônica, das disciplinas que compõem Base Nacional Comum. Este kit deverá ser concebido tendo como metas, o seu baixo custo, a utilização e incentivo, na medida do possível, ao uso de fontes renováveis de energia e, sobretudo, a possibilidade de manuseio em conjunto com os materiais didáticos convencionais como: livros e apostilas, entre outros. Além do kit, será desenvolvido um conjunto de roteiros que permitirão ao aluno entender o fenômeno físico/químico/elétrico por trás da montagem a partir de intervenções nas mesmas. Esse kit ainda visa minimizar um problema freqüente na região, no que concerne à falta/escassez de capacitação dos professores que lecionam esse tipo de disciplina.

 

Teciteca Virtual

Coordenadora: Tatiana Ribeiro Ferreira

Percebendo a importância dos tecidos e substratos têxteis no campo da moda, sua constante atualização, seus frequentes desenvolvimentos tecnológicos, sempre buscando suprir necessidades dos atuais consumidores, e do quanto esses aspectos são fundamentais para a formação dos alunos dos Cursos Técnicos em Vestuário e Têxtil, atualmente ofertados pelo IFRN Campus Caicó, propomos a criação de uma TECITECA. A teciteca é um espaço que contém todos os materiais têxteis relacionados à area têxtil e de vestuário, podendo ser utilizada como espaço interativo e também como sala temática para apoio às disciplinas dos cursos técnicos, além de representar uma interação com a sociedade. Entretanto, a realidade do Campus Caicó hoje é a falta de espaço físico. O projeto passado "Teciteca: uma biblioteca têxtil no coração do Seridó, desenvolvido no ano de 2012, que propunha a formação de uma teciteca no Campus, não foi possível ser efetivado por falta de espaço físico. Pensando em efetivar a teciteca e sanando essa problemática, o projeto propõe a criação de uma Teciteca Virtual, um sítio na internet no qual todos os materiais têxteis podem estar disponíveis, com suas características e propriedades, além de poder aportar as pesquisas e relatórios de estágio dessas áreas.

 

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: O BLOG COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Coordenadora:Mirelly Karolinny de Melo Meireles

Esta pesquisa qualitativa-interpretativista (MINAYO, 1993;2000; DENZIN;LINCOLN, 2006 apud DE GRANDE, 2011) tem como objetivo geral investigar a utilização do blog, em turmas do Ensino Médio integrado ao técnico de Informática, como estratégia pedagógica no desenvolvimento do letramento digital em Língua Inglesa (LI). No presente estudo, abordamos aspectos teóricos relacionados ao Letramento Digital (OLIVEIRA, 2013; RASIA, 2011; TAVARES, 2009; BUZATO, 2007; SHETZER; WARSCHAUER, 2000) e ao Uso do Blog como estratégia pedagógica em aulas de LI (INAGAKI, 2005; MANTOVANI, 2005; GONÇALVES, 2010; GOMES; LOPES, 2007; PALLOFF; PRATT, 2002; GOMES, 2005; CAIADO, 2007). Tal projeto se realizará na turma de 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática e os participantes serão 26 alunos da referida turma, sendo 01 bolsista e 03 voluntários. Esta pesquisa será dividida em duas fases: i) Fornecendo input - que compreende o fornecimento de informações aos aprendizes (bolsistas e/ou voluntários) acerca das fases de desenvolvimento da pesquisa (Metodologia do trabalho científico), além das temáticas: Letramento digital e o Uso do Blog no Ensino de LI; e ii) Produzindo output - tal fase consiste na produção, seja esta na criação do blog, na elaboração de comentários, ou críticas acerca de temáticas postadas do blog, aplicação de questionários ou na produção de um artigo científico.

 

SmartClothes – camiseta inteligente com indicação de temperatura e luminosidade para pessoas com deficiência visual

Coordenador: Alan Jones Lira de Melo

Este projeto busca uma inovação ao criar um dispositivo embarcado, que possa ser integrado à peças do vestuário permitindo aos usuários interagir com o meio ambiente através de sensores e indicadores. Além disso, no cunho pedagógico, vislumbra-se a criação de uma nova área de pesquisa no IFRN campus Caicó que integre os cursos técnicos de Informática, Eletrotécnica, Têxtil e Vestuário, permitindo aos alunos uma formação mais generalizada e contextualizava na vocação econômica local.

 

Monitoramento de Sinais Vitais de Pacientes em Hospitais

Coordenador:Renan de Oliveira Silva

Médicos e enfermeiros costumam atender diariamente uma grande quantidade de pacientes, que muitas vezes precisam ser internados nos hospitais. Porém, a falta de um mecanismo que permita o monitoramento do estado de saúde dos enfermos de maneira eficiente acaba prejudicando o cotidiano desses profissionais e dos próprios pacientes, uma vez que em muitos casos é necessário visitar paciente por paciente para verificar seus sinais vitais, tornando o processo lento e ineficiente. Dessa forma, pretende-se contribuir com a resolução desse problema, através do desenvolvimento de um mecanismo que possibilite o monitoramento dos sinais vitais de todos os pacientes de um hospital de uma só vez, em qualquer lugar que os médicos ou enfermeiros estejam, otimizando as atividades dos profissionais e melhorando o atendimento aos pacientes. Para isso, pretende-se aplicar técnicas da Engenharia de Software para construção de dois sistemas: um para transmissão de dados dos sinais vitais dos pacientes, e outro para recebimento e visualização dessas informações em qualquer dispositivo habilitado, em tempo real.

 

MONITORAMENTO DE PESO

Coordenador:Elias dos Santos Batista

O excesso de gordura corporal está associado a várias enfermidades e a avaliação da composição corporal é uma maneira interessante de determinar alguns riscos à saúde. Nesta perspectiva o atual projeto tem como objetivo desenvolver um software para o auto monitoramento do peso e recomendações práticas sobre alimentação e atividade física. Essa ferramenta irá auxiliar o usuário no controle do peso corporal, e permitirá que o mesmo participe ativamente na autopromoção da saúde e por consequência melhoria da qualidade de vida.

 

Samanau Crawler

Coordenador: Max Miller da Silveira

Este projeto visa complementar o Projeto Samanau.FTPSync de modo a rastrear e inserir os dados do sistema SINDA/INPE dentro da plataforma Samanaú para aumentar o tamanho da quantidade de dados e precisão de informações que poderão ser gerados no projeto. A Plataforma Samanaú é uma plataforma de coleta de dados meteorológicos capaz de enviar os dados através de uma redes de sensores sem fio, bem como através de satélites compatíveis com o padrão SCD/ARGOS de Caicó , significando a integração de uma plataforma de coleta de dados de baixo custo com o Sistema Integrado de Dados Ambientais (SINDA).

Ações do documento

Página em carregamento