FEBRACE

IFRN Caicó está sendo representado na FEBRACE em São Paulo

O Projeto Samanaú, desenvolvido por alunos do Câmpus, pode ainda participar, nos EUA, da maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF

Publicada em 11/03/2013 Atualizada há 1 ano

Estande do Projeto Samanaú na FEBRACE

De 12 a 16 de março, a cidade de Caicó será representada na maior feira de ciências do país, a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) 2013, com o Projeto Samanaú - rede de coleta de dados sem fio de Caicó, que foi desenvolvido pelos alunos Felipe de Oliveira Lúcio Tavares e Anderson Manoel de Azevedo Pereira, do IFRN Câmpus Caicó, sob a orientação dos professores Moisés Souto e Max Silveira.

O projeto, concebido no Centro de Competências em Software Livre do IFRN (CCSL - IFRN), consiste em coletar dados meteorológicos de forma flexível, sustentável, com baixo custo e alta resolução. A principal característica deste projeto é o baixo custo final de aquisição, que permite sua utilização em larga escala para redes de coleta de dados de “malha fina“, ou seja, com a possibilidade de adquirir dados em alta resolução. O CCSL-IFRN é um grupo de pesquisa que visa a convergência entre pesquisa, extensão, desenvolvimento colaborativo de software, consultoria e treinamentos com excelência em software livre.

Conheça mais sobre o Projeto Samanaú assistindo aos vídeos abaixo:
 - Matéria especial sobre o Projeto: http://bit.ly/projsamanau
 - Entrevista com o Prof. Moisés Souto, coordenador do CCSL-IFRN: http://bit.ly/projsamanau2

FEBRACE e Intel ISEF

A FEBRACE é um grande evento realizado anualmente na Universidade de São Paulo (USP) que tem como objetivo despertar nos jovens a vontade de ser futuros cientistas, incentivando a criatividade e a reflexão sobre o papel social de cada estudante. A mostra de finalistas, para qual o Projeto Samanaú foi selecionado, acontecerá de 12 a 14 de março de 2013 no câmpus da USP em São Paulo, SP.  O projeto, como finalista da FEBRACE, concorre à seletiva para participar da Intel ISEF - International Science and Engineering Fair (Feira Internacional de Ciência e Engenharia), que desde de 1950 premia os trabalhos científicos pré-universitários mais importantes do mundo.

Na Intel ISEF, anualmente, 1500 estudantes de 70 países que mostram seus projetos ao mundo. Este ano, o evento acontecerá em Phoneix, Arizona, EUA. No ano passado, o ganhador do maior prêmio da feira foi o americano Jack Andraka, de apenas 15 anos, que ficou conhecido no mundo inteiro pelo impacto de seu projeto: um teste para diagnosticar alguns tipos de câncer em estágios iniciais. O projeto desenvolvido pelo pequeno cientista, segundo o site da Intel, é 28 vezes mais barato e 100 vezes mais sensível do que o conjunto de técnicas atualmente utilizado para o diagnóstico. A comparação com o teste ELISA, o mais difundido método de detecção atual, é ainda mais impactante: o método de Jack se mostra 26.667 vezes mais barato e 400 vezes mais sensível.

Para mais informações e se você quer patrocinar ou ajudar nos próximos passos do Projeto Samanaú, entre no site do CCSL-IFRN e saiba como: http://ccsl.ifrn.edu.br

extensao
pesquisa