Clube do Livro inaugura Biblioteca Livre no campus Caicó

Desde o dia 25 de maio os livros estão expostos em nosso hall de entrada

Publicada em 02/06/2017 Atualizada há 12 meses

Biblioteca Livre está vinculada ao projeto de extensão Clube do Livro, formado predominantemente por alunos do 3º ano Integrado dos cursos Têxtil e Informática, do IFRN/Caicó. Inspirado em reflexões de Chartier (1999), Candido (1995), Campos de Queirós (2009) etc., o Clube desenvolve diferentes ações em variados níveis de leitura, visando a discussão lúdica de obras da literatura nacional e estrangeira (cânone ou não) e o aprimoramento da competência comunicativa do alunado. Entre essas ações, destacam-se: Clube Indica (apresentação oral-dialogada de uma obra para a comunidade escolar; elaboração de resenhas de livros para exposição nos corredores da escola); e Clube Correio (organização e exposição de opiniões da comunidade escolar sobre temas variados; e entrega de recadinhos escritos por alunos para alguém no campus).
Há um ano o Clube vem arrecadando livros para a concretização de mais uma ação, dessa vez, sugerida pelo diretor geral do campus, Alexandro Diógenes Barreto - promover uma biblioteca em que os alunos pudessem ter acesso a livros da forma mais livre possível. Livre das amarras institucionais e exposta no campus para os transeuntes terem acesso quando desejarem. Desde o dia 25 de maio de 2017, a Biblioteca Livre passou a fazer parte de nosso cotidiano, disponibilizando permanentemente diferentes livros no âmbito escolar. Livros para serem lidos na escola, em casa ou onde quiser, sem o dever de registrar empréstimo/devolução. O compromisso é com a vontade de ler e de (se gostar) ficar para si, doando outro livro em seu lugar. Todos os livros foram adquiridos através de doação de servidores e alunos, por isso o campus dispõe hoje da Biblioteca Livre. Uma biblioteca de todos. Todos que buscam saberes e aprimoramento. Todos que procuram histórias e emoçãoTodos que desejam compartilhar ou doar um livro. Todos que querem um livro para mudar seu dia, seu pensamento, sua vida.

O Clube do Livro é coordenado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura Rosa Maria da Silva Medeiros, com a colaboração da bibliotecária Maria das Dores R. Medeiros e dos alunos do  3º ano do Ensino Médio (Ana Beatriz da Silva Araújo, Maria Eduarda Ketlen Alves, Dennis Silva Soares, Guilhermina Medeiros, Maria Cecília Galvão Dantas e Júlia Maria de Medeiros)