Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROJETO DE EXTENSÃO

Cine Prometeu terá sua primeira exibição

A Vila | 24.abril.18 (terça-feira)

Publicada em 23/04/2018 Atualizada há 1 ano

O Cine Prometeu é um projeto de extensão interdisciplinar que tem por objetivo a efetivação de um espaço no qual seja possível aproximar/apresentar ao público em geral filmes de cunho sociofilosófico, abordando especialmente temáticas como Cultura, ética e diversidade, Política e cidadania e Trabalho e alienação. Nesse intuito, almeja-se também oferecer à comunidade externa e interna do IFRN o acesso a obras cinematográficas, bem como espaços de debates e reflexões sobre as temáticas exploradas e a natureza do cinema em seus limites e possibilidades. Os filmes terão exibição gratuita e aberta para estudantes, docentes, técnicos, terceirizados e pessoas da comunidade externa, seguida de um momento de debate a respeito das temáticas que perpassam tais produções, no incentivo à exposição das múltiplas visões dos participantes em suas consonâncias e dissonâncias. Considerando que a cidade de Caicó, como também suas circunvizinhanças, não dispõem de um cinema, o projeto torna-se, além de estético, também político, colaborando na atividade de democratização do acesso à produção cultural e auxiliando, portanto, na formação humanística prevista na política dos Institutos Federais.

A ideia de nominar Cine Prometeu remete ao caráter interdisciplinar (especialmente das humanidades) e crítico que se busca dar a ele por causa da lendária figura da mitologia grega que levou o fogo sagrado aos homens, roubando-o de um Zeus ciumento, num ato que é interpretado como evidência de amor, ligação e libertação da humanidade.

 

Eixo: Cultura, ética e diversidade

Exibição 1 - A Vila. 

The Village. M. Night Shyamalan. Drama/Fantasia. 2004. 109min.

Os habitantes de uma comunidade cercada por uma floresta temem que perigosas criaturas vivam lá. Eles pensam que se ficarem fora da floresta, eles serão deixados ilesos. Quando uma das moradoras da vila fica doente, o menino que a ama ignora os mais velhos da vila para ir à próxima cidade em busca de remédio. 

24 de abril de 2018 (terça-feira) | 18h30min | Sala A7

 

OUTRAS EXIBIÇÕES:

 

Exibição 2 – Libertem Angela Davis | 03.maio.2018

Exibição 3 - Dançando no Escuro | 08.maio.2018

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas