Alunos do IFRN/CA apresentam trabalho no Congresso Brasileiro de Química (CBQ)

Evento acontece em Belém/PA

Publicada em 11/11/2016 Atualizada há 1 ano

Alunos apresentam trabalhos em Congresso

Alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó, estão participando da 56ª edição do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) que ocorre em Belém/PA. Os alunos Relyson Gabriel e Matheus Silva são alunos do curso de eletrotécnica do segundo e quarto ano, respectivamente, e participam dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus Caicó, sob orientações dos servidores Carlos Heladio, João Carlos e Adair Badaró.

O aluno Relyson Gabriel está apresentando trabalhos na área de alimentos, cujos títulos são: “Viscosidade aparente da polpa de tomate (Solanum lycopersicum) em diferentes temperaturas e concentrações” e “Estudo das viscosidades aparentes das polpas de Caju e Abacaxi em diferentes velocidades de rotação”. Esses trabalhos visam fornecer dados experimentais sobre à polpa/suco de fruta necessários para dimensionamento de equipamentos na indústria alimentícia. Enquanto o aluno Matheus Silva está apresentando trabalhos na área do meio ambiente referentes ao projeto de extensão desenvolvidos em 2015, intitulado “Produção do Sabão Ecológico ”desenvolvidos nas comunidades carentes do Seridó.  Os trabalhos apresentados por ele no CBQ foram “Oficinas sobre fabricação de sabões ecológicos realizadas no Seridó Potiguar” e “Avaliação dos diferentes tipos de sabões líquidos, produzidos com óleo residual de fritura, segundo os testes de consistência e da quantidade de espuma”. Os orientadores dos projetos reconhecem a importância da divulgação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos no IFRN/CA e agradecem pelo apoio financiamento dado aos alunos e servidor que foram representar o IFRN/CA."

extensao