Você está aqui: Página Inicial / Campi / Caicó / Extensão / FAQ (Perguntas Frequentes)

FAQ (Perguntas Frequentes)

28/03/2015 -

FAQ (Perguntas Frequentes)

  • Estágios

1. O estágio dos cursos técnicos é obrigatório?

Não. Segundo os Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos, o estágio é opcional.

2. A partir de quando posso estagiar?

Segundo a Organização Didática do IFRN, você pode começar a estagiar após a conclusão de 50% das disciplinas, ou seja, a partir da metade do seu curso.

3. Como faço para conseguir um estágio?

Você pode distribuir seu currículo pelas empresas (veja um modelo aqui), procurar a coordenação do seu curso ou a Coordenação de Extensão para saber de possíveis ofertas, por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ou ainda por meio da mídia.

4. Mesmo se eu estagiar, ainda sou obrigado(a) a fazer um TCC?

Não. Segundo os Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos, o Relatório de Estágio substitui a necessidade de entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Veja o modelo de relatório fornecido pelo IFRN clicando aqui. Existem normas para elaboração do Relatório de Estágio, basta clicar aqui para ter acesso.

5. A empresa é obrigada a pagar salário para o estagiário? Se sim, qual o valor?

Segundo a Lei 11.788/2008, em virtude do estágio não ser obrigatório, é de responsabilidade da empresa o pagamento de bolsa auxílio e auxílio transporte, bem como contratar um seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário. O valor da bolsa auxílio e do auxílio transporte é acordado entre a empresa e o estagiário.

6. Posso estagiar mesmo já tendo concluído as disciplinas do meu curso técnico?

Sim. Entretanto, não pode renovar o estágio. Mas fique atento(a) quanto ao prazo máximo para a conclusão do curso: para alunos da modalidade integrado, o curso pode ser finalizado até dois anos após o término das disciplinas; para alunos da modalidade subsequente, o prazo é de um ano.

7. Por quanto tempo posso estagiar na mesma empresa?

Segundo a Organização Didática do IFRN, a duração máxima do estágio deverá ser de 2 (dois) anos ou 800 (oitocentas) horas, o que ocorrer primeiro. (OD, 2012, Art. 305, Parágrafo 1º).

  • Projetos de Extensão

1. O que é um projeto de extensão?

Segundo a Resolução nº 66/2009-IFRN, em seu Art. 31, “as ações de extensão constituem um processo educativo, científico, artístico-cultural e desportivo que se articulam  ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, com o objetivo de intensificar uma relação transformadora entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e a sociedade.”

De  acordo  com  o  Decreto  nº  7.416/2010  da  Presidência  da  República,  é  definição importante para projeto de extensão: “Projeto: ação formalizada, com objetivo específico e prazo determinado, visando resultado de mútuo interesse, para a sociedade e para a comunidade acadêmica.” (Art.  2º, Inciso  II).

2. Como faço para cadastrar um projeto de extensão?

Os projetos de extensão somente podem ser cadastrados por um servidor ativo do IFRN (docente efetivo, docente substituto ou técnico-administrativo) na plataforma SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública). Cada projeto cadastrado deve estar vinculado a um Edital vigente.

3. Como faço para ser bolsista de um projeto de extensão?

As bolsas de projetos de extensão obedecem à política definida pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE). O estudante que desejar participar como bolsista de projeto de extensão deve obedecer aos dois critérios pré-estabelecidos no Edital: 1) prioritariamente,  oriundos  de  escola  pública  e  com  rendimento  acadêmico satisfatório, segundo a normatização do IFRN, comprovado pelo histórico escolar; e 2) alunos em condição de vulnerabilidade social, comprovada pelo serviço social do Campus, e com rendimento acadêmico satisfatório, comprovado pelo histórico escolar.

  • Eventos

1. O que é um Evento?

Ação que implica a apresentação e exibição pública e livre, ou para clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido, reconhecido pelo IFRN.

2. Como faço para cadastrar um evento?

Preencha o formulário e procure pessoalmente a Coordenação de Extensão.

Não encontrou o que queria? Entre em contato conosco: coex.ca@ifrn.edu.br

Ações do documento

Página em carregamento