Evento

Coordenação de Extensão seleciona alunos para participarem do VII Torneio Leiteiro de Caprinos

A sétima edição do torneio acontece de 21 a 23 de dezembro, na Chapada do Apodi /RN

Publicada em 10/12/2012 Atualizada há 1 ano

As inscrições para participar do torneio acontecem de 10 a 13 deste mês, na Coordenação de Extensão, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas.

A seleção será feita através do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) dos alunos de Zootecnia, sendo duas vagas para a turma 4.8421.1M e duas para as turmas 6.8420.1V e 7.8420.1V, totalizando quatro vagas, com prioridade para aqueles que não participaram do torneio no ano passado.

O resultado será divulgado no dia 17, neste site.

SOBRE O EVENTO

A sétima edição do Torneio Leiteiro do Sítio do Góis acontecerá de 21 a 23 de dezembro, na Chapada do Apodi /RN. Atualmente, a região possui o maior rebanho caprinovino do Estado, e tem nesta atividade sua principal fonte de renda.

Entre as atividades previstas para o evento se destacam o Torneio Leiteiro de Cabras, que tem o objetivo de estimular a produção de leite e o melhoramento da produtividade do rebanho da região e a competição do Bode Tarado, que visa estimular no produtor a importância da qualidade reprodutiva dos machos utilizados como procriadores. Serão avaliadas as características quanto a libido e as variáveis quantitativas e qualitativas do sêmen de bodes.

Ainda faz parte da programação o circuito Peso Pesado, que busca fomentar o correto manejo produtivo e genético dos rebanhos. Além da exposição de produtos da agricultura familiar, gerando oportunidade de negócios e divulgação dos produtos da região e o Concurso de Culinária, haverá palestras ministradas pelos professores do IFRN Câmpus Apodi e  UFERSA.

Durante o evento também estarão expostos caprinos e ovinos para a comercialização.

O Torneio Leiteiro do Sítio do Góis é uma realização do Comitê Gestor da Caprinovinocultura da região Oeste, juntamente com a Associação do Sítio do Góis, Coopervida, IFRN Câmpus Apodi, Asfoco, Sebrae e Cese.

PROGRAMAÇÃO - VII TORNEIO LEITEIRO CAPRINO PA SÍTIO DO GÓIS

1° DIA - SEXTA FEIRA - 21

• 8:00 às 18:00h – Inscrições e recepção dos animais
  • 19:00h – Ordenha de Nivelamento

2° DIA - SÁBADO – 22

• 6:00 h – 1ª Pesagem – Concurso Pesado - Cabrito e Borrego
  • 7:00 h – 1ª Ordenha (Cabra Jovem e Cabra Adulta)
  • 9:00 às 10:00h   – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO (MESA)
  • 10:00 às  12:00h - Palestras
  • 10:00 às 11:00 h – 1ª Palestra – Ordenha Higiênica e Qualidade do Leite

Palestrante: Profª, Drª em Medicina Veterinária - Êlika Suziane de Sousa - IFRN/APODI

• 11:00 às 12:00 h – 2ª Palestra – Produção Agroecologica embasada no manejo alimentar do rebanho  caprinos e ovinos

Palestrante: Engenheiro Agrônomo – UFERSA, Mestrando Solo e Água - UFERSA Flaviano Barbosa de Lira – COOPERVIDA

• 12:00 às 14:00h PAUSA NAS ATIVIDADES
  • 14:00 às 15:00h - 3ª Palestra – Sanidade animal: Prevenção de doenças em cabras leiteiras

Palestrante: Profº, Dr. em Medicina Veterinária - Faviano Ricelli  da Costa e Moreira -IFRN/APODI

• 15:00 às 16:30h – Concurso de Culinária

CATEGORIA PRATOS:

1º Buchada de bode;

2º Pernil de cabrito;

3º Fussura de bode;

4º Costela cozida de caprino;

5º Bode assado.

CATEGORIA QUEIJO:

1º Queijo de coalho

CATEGORIA DOCE:

1º Doce de Leite

16:30  às 17:30h – Concurso  bode tarado

18:00h – 2° Pesagem - Concurso Pesado - Cabrito e Borrego

19: 00h – 2ª Ordenha

Noite Cultural

• 20:00 às 22:00h – Roda de viola (Cantoria)

Repentistas: Zé Monteiro e Damião da Silva

• 22:00h - Forró da Cabrita-