PROJETO UVA

Videiras do Campus Apodi são destaque em programa de TV

A reportagem aborda a inovação deste projeto que visa produzir uvas em nossa região

Publicada em 02/06/2017 Atualizada há 12 meses

O projeto de videiras no semiárido desenvolvido por servidores técnico-administrativos da Diretoria de Gestão da unidade Agrícola (DIGUAE) do IFRN/Campus Apodi, em parceria com o SEBRAE e a Universidade Federal Rural do Semiárido, foram pauta no Programa InterTV Rural da InterTV Cabugi, veiculado no último domingo (28).

A reportagem mostrou o bom desenvolvimento das videiras que em apenas 3 meses seus ramos já começaram a se prender as estruturas. Isso aconteceu graças ao manejo e adubação adequada realizada 2 vezes por semana pelos técnicos da nossa instituição. O parreiral localizado na Fazenda-Escola está em fase de testes mas os resultados já animam os pesquisadores.

Para este experimento foram plantados 240 mudas de uvas de mesa (sem sementes), distribuídas em dois tipos: Isis e Vitória. A colheita está prevista para março de 2018 com uma estimativa de colher 3.700 quilos da fruta.

As condições da região da Chapada do Apodi são favoráveis à exploração da viticultura, não somente pelo clima adequado à obtenção de safras que se alternam com a época normal de produção propiciando maior rentabilidade econômica, como também pela disponibilidade de água para irrigação que possibilita a instalação de sistemas de armazenamento e distribuição.

Os técnicos do IFRN e UFERSA apostam nesse projeto como forma de gerar oportunidade de negócio para produtores da região, devido a aceitação do produto.

Quer conhecer mais sobre a fazenda-escola, agende e faça-nos uma visita!

Contato: 4005-4101 Email: diguae.ap@ifrn.edu.br

Acesse:

REPORTAGEM – “Projeto videiras no Semiárido”