EXTENSÃO

Projeto de extensão do IFRN/Apodi realiza a Hora do Código com alunos do município

Primeira fase do projeto foi realizada com alunos da Escola Estadual Zenilda Gama

Publicada em 10/12/2018 Atualizada há 1 ano

Os pais perceberam que aprender uma língua estrangeira, como inglês, tornara-se um pré-requisito para que seus filhos pudessem disputar bons empregos no futuro. Hoje, falar inglês parece já não ser suficiente. A nova geração se depara com a ascensão de uma nova língua: a dos computadores.

Quase tudo depende da tecnologia: como a comunicação, banco e informações. E ainda assim, muitos de nós ainda não sabem como ler ou escrever códigos de programação. Quando as crianças aprendem a programar, elas estão dispostas a enfrentar os problemas e solucioná-los, e isso elas podem aplicar onde elas quiserem. Pensando nisso, foi criado o projeto “Pequeno Programador: Educação tecnológica com letramento em programação” para alunos do 6º ano da rede pública de Apodi.

O projeto é coordenado pelo professor Jackson Costa e tem como participantes, alunos do curso Técnico Integrado em Informática. Tem como objetivo ministrar um curso de letramento em programação para crianças da rede pública de Apodi. O projeto é composto de 5 encontros, em que será ensinado como funciona a programação, a importância do seu ensino, demonstrações de robótica, realização da Hora do Código, e desenvolvimento de alguns jogos utilizando a linguagem de programação Scratch, uma linguagem educativa criada para o ensino aos menores.

A primeira fase do projeto, a realização da Hora do Código, aconteceu na manhã de 04 de dezembro no IFRN Apodi. Os alunos tiveram uma introdução à programação e, após isso, uma hora de atividades de programação, através do game Minecraft e Star Wars. A Hora do Código é realizada todo ano durante a Semana da Educação em Ciência da Computação. A ciência da computação é divertida e criativa, acessível para todas as idades e para todos os alunos, independentemente do conhecimento que eles tenham.

Quer saber mais? Acesse:

Hora do Código: https://hourofcode.com/pt/pt