Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto

Inclusão digital de idosos com o uso de smartphones

Primeira turma do Projeto foi iniciada neste mês de setembro.

Publicada em 18/09/2017 Atualizada há 1 ano

No dia 04 do corrente mês, teve início o projeto "Inclusão digital de idosos com o uso de smartphones", visando promover a inclusão digital de idosos residentes do município de Apodi, bem como desconstruir ideologias preconceituosas sobre a incapacidade do acesso digital por este público e, assim, melhorar a sua qualidade de vida, em perspectiva do atual cenário mundial do aumento progressivo da população na terceira idade e  da inserção, cada vez maior, de tecnologias em todas as vertentes da vida cotidiana. 

A motivação para a realização desse projeto veio dos relatos e indícios de como a terceira idade relaciona-se com as tecnologias, que indicam bloqueios e rejeição por eles devido às suas limitações com a linguagem computacional, resultando, em muitos casos, em um afastamento do convívio familiar e social. Espera-se, como resultados deste projeto, a inclusão digital de idosos apodienses a partir de situações cotidianas do uso da tecnologia, principalmente, com o uso dos dispositivos móveis cujo acesso é cada vez maior, e assim desconstruir ideias equivocadas sobre a inserção do idoso no mundo digital.

O projeto tem o apoio da Secretaria de Assistência Social de Apodi, e é realizado no Centro de Convivência Flor da Idade(Centro do Idoso). Participam do Projeto os seguintes servidores e alunos do Campus:

 

Thainan Cabral Alencar

Vitor Rafael Morais Silveira

Lucas Eduardo da Costa Oliveira

Fernanda Ligia Leonardo Marques

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes

Carlos Fran Ferreira Dantas

 

PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS PELA INICIATIVA!!