FAZENDA-ESCOLA

DIGUAE promove minicurso a alunos do Curso de Agropecuária

A capacitação aconteceu no dia 18 de maio, na Fazenda Escola

Publicada em 24/05/2018 Atualizada há 1 ano

No dia 18 de maio, A Diretoria de Gestão da Unidade Agrícola do Campus Apodi promoveu um minicurso sobre Estratégias de avaliação e controle de helmintoses em pequenos ruminantes: Técnicas de OPG e FAMACHA para os alunos do Curso Técnico em Agropecuária.
O curso ministrado pelos professores Êlika Suzianny de Sousa e Hilton Felipe Marinho Barreto, contou com a participação de 14 alunos. Dentre os conteúdos trabalhados, foi esclarecido a importância do uso das estratégias de controle de verminoses em caprinos e ovinos, os cuidados para realização da colheita de fezes para realização do OPG, práticas relacionadas a colheita de amostras, preparação e contagem de ovos.

Com relação ao FAMACHA, os alunos conheceram as vantagens e as necessidades para o uso correto da técnica e puderam exercitar, na prática, a forma de avaliação e os cuidados durante a observação do grau de anemia de cada animal avaliado.

Alyson Carvalho, Aluno do Curso de Agropecuária, afirma que “A soma de conhecimentos adquiridos neste minicurso trará muitos benefícios para minha formação técnica pois estarei apto a orientar e ajudar aos produtores que enfrentam problemas ocasionados por vermes em seus animais”.

A capacitação visou enfatizar a necessidade de se optar por ações que promovam a redução da resistência parasitária e mantenham a eficácia prolongada dos medicamentos anti-helmínticos, e a consequente diminuição dos custos de produção da atividade.