Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTOS

Delegação do Campus Apodi participa e conquista premiação na V Secitex

Evento aconteceu de 16 a 18 de outubro em Mossoró

Publicada em 23/10/2019 Atualizada há 1 ano

Na última sexta-feira, 18, a delegação de 37 alunos do Campus Apodi do IFRN trouxe na bagagem não só novas experiências e aprendizados, mas também premiações conquistadas na V edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN. Devido a proximidade do local do evento o Campus optou por fazer itinerários diários.

A SECITEX se consolida a cada ano como o maior evento científico e cultural do IFRN, aproximando a Instituição da comunidade com a integração de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos 21 campi espalhados pelo estado.

A capital do Alto Oeste potiguar, como é conhecida Mossoró, recebeu mais de 2.000 estudantes do IFRN e de outras instituições de ensino. A Secitex foi realizada no IFRN, na Estação das Artes e no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

O projeto OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BRIQUETES A PARTIR DE UM RESÍDUO VEGETAL, conquistou o 1º lugar (modalidade oral e área Ciências exatas e da terra) no XV Congresso de iniciação Científica da Secitex 2019, o trabalho tem como autores: Tassio Lessa do Nascimento, Luciana Medeiros Bertini, Eike Ezequiel De Brito Fernandes, Arabela Tayara de Melo Silva E Dayane Neres Veloso

Ao todo, foram mais de 40 projetos premiados na Cerimônia de Encerramento, que aconteceu na tarde da sexta-feira (18), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Toda a premiação, entre outras informações, podem ser obtidas no site da Secitex: https://eventos.ifrn.edu.br/secitex2019 .

Além dos alunos, servidores também estiveram presentes na Secitex:

Os Professores João Vitor e Lucifrance Cunha ministraram minicursos durante o evento. O Técnico em Libras Jaylton Edney  foi interprete de palco na abertura do evento, o Diretor Geral, Professor Francisco Damião Freire Rodrigues participou reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) e o Diretor Acadêmico, Cleone Silva, esteve presente, na Reunião do Conselho de Ensino (COEN). Outros professore ainda marcaram presença como avaliadores de trabalhos científicos.

Na cerimônia de encerramento e premiação foi anunciada a próxima cidade-sede da Secitex 2020, que terá como anfitrião o Campus Currais Novos do IFRN.

Sobre o Projeto premiado

A dependência de combustíveis fósseis tem incentivado pesquisas no intuito de reduzir o uso de fontes não renováveis de energia. É importante salientar que as preocupações ambientais têm sido pautas nos últimos anos em decorrência das mudanças climáticas, poluição do ar, aquecimento global, entre outros. Nesse sentido, o presente trabalho buscou produzir um combustível sólido sustentável a partir de uma biomassa vegetal, o endocarpo da manga, convergindo com a redução do uso de combustíveis fósseis, como o carvão e gás natural, além de diminuir o uso da lenha. Os chamados briquetes ou “lenha ecológica” foram sintetizados por meio do processo de briquetagem, em que foi utilizada uma prensa hidráulica Marcon MPH-15 a uma pressão de aproximadamente 7,5 toneladas, com tempo de repouso de 5 minutos. Para a caracterização dos briquetes foram estudadas algumas de suas características, bem como: poder calorífico superior e densidade. A análise do poder calorífico superior foi com base na norma da ASTM E711-87 (ASTM, 2004), em que foi utilizado um calorímetro digital para quantificar esse parâmetro, e o cálculo da densidade foi pelo método convencional, levando em consideração a massa e o volume. O resultado obtido para a média do poder calorífico superior foi de 4081,280 kcal/kg, e o valor encontrado para a densidade foi de 0,87 g/cm3. Os resultados analisados se mostraram aceitáveis quando comparados com os normalmente encontrados na literatura, o que indica que o processo de produção dos briquetes foi satisfatório.