Arte

Conclui no Campus Apodi a primeira turma do Curso de Iniciação ao Desenho Artístico e à Pintura a Óleo

O Curso é ministrado pelo professor Nilton Xavier.

Publicada em 23/07/2014 Atualizada há 1 ano

Concluiu hoje (23/07) a primeira turma do Curso de Iniciação ao Desenho Artístico e à Pintura a Óleo, realizado no Campus Apodi, sobre a orientação do professor Nilton Xavier.

Abaixo um breve depoimento do professor Nilton sobre o Curso ministrado:

"Propiciar o acesso aos fundamentos básicos do desenho artístico e da pintura a óleo para um público constituído por iniciantes no processo de produção artística em artes visuais, esse foi o objetivo central do primeiro curso ofertado no espaço do ateliê do IFRN Campus Apodi, considerando a participação de alunos, servidores e representantes da comunidade externa. Dessa forma, a utilização do seu ambiente foi ampliada, pois atende regularmente as demandas escolares desde o ano de 2013, propiciando um espaço adequado para a realização de aulas práticas da disciplina de Arte e também apoiando a confecção de obras de arte destinadas aos eventos pedagógicos institucionais e atividades interdisciplinares.

Durante aulas semanais com duração de três horas, os estudantes puderam conhecer as características do lápis grafite como material expressivo e passaram a conhecer a importância de valores artísticos como a escala tonal, as texturas gráficas e os esquemas compositivos essenciais para a elaboração de imagens. Sobre a técnica da pintura a óleo, passaram a distinguir informações históricas sobre o surgimento da tinta e o uso prático dos demais materiais e equipamentos utilizados para exercitar o ofício de pintor, apresentando como resultado um exercício com belas monocromias.

Desejamos que essa experiência seja consolidada futuramente mantendo a continuidade das atividades de extensão e de exposições geradas no espaço pensado nos moldes de um ateliê coletivo, estimulando cada vez mais a formação de jovens artistas, apreciadores e praticantes de artes visuais na região de Apodi."

extensao