Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAMPANHA

Campus Apodi promove a 3º edição do Setembro Amarelo

As ações alusivas a data acontecem nos dias 18,19 e 20 deste mês

Publicada em 13/09/2018 Atualizada há 1 ano

O Campus Apodi do IFRN promove a 3ª edição do Setembro Amarelo. O evento norteado pelo tema “Saúde emocional: Sobre o que estamos falando?” é realizado pela Coordenação de Assistência Estudantil (COAES) em parceria com a Programa de Qualidade de Vida no trabalho e acontece nos dias 18,19 e 20 de setembro.

A campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo informar e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, através de palestras, cinema educativo e bate papo. Nesta edição, a comunidade acadêmica poderá contribuir de forma interativa enviando sua pergunta para os profissionais que coordenarão as palestras e bate-papos, através do link  abaixo:


FORMULÁRIO ELETRÔNICO PARA ENVIO DE PERGUNTAS

 

O que o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo foi uma campanha criada com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre o suicídio. Geralmente,  a pessoa com ideias suicidas tem seu comportamento motivado pela existência de alguma doença psíquica, como a Depressão. A campanha teve início em 2014, com um movimento internacional, marcado pelo dia 10 de setembro como dia internacional de prevenção ao suicídio. No Brasil, teve início em 2015, através da mobilização do CVV, da Associação Brasileira de Psquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A cor tem o intuito de chamar a atenção para o fenômeno, já que com o aumento passou a ser uma questão de saúde pública. A melhor forma de prevenção são diálogo e discussões que abordem o tema.

 

Como buscar ajuda?

 

​A ajuda pode ser oferecida por pessoas dispostas a acolher quem está em situação de sofrimento psíquico e encaminhar para um serviço especializado em Saúde Mental. Há ainda o atendimento prestado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que é uma ONG que atua no campo da prevenção ao suicídio. O número do CVV é o 188 e a ligação é sigilosa e gratuita. 

 

Programação:

 

Terça-feira (18 de setembro)

Palestra: Conversando sobre ética e comportamento - Profº Adan Jonh

Horários: Manhã (10h30) e Tarde (14h50)

Quarta-feira (19 de setembro)

CinEmoção - Sessão de cinema - Filme Divertidamente

Seções: Manhã (8h50) Tarde (13h)

Quinta-feira (20 de setembro) 

Bate-papo: E sua saúde emocional como está? - Conversa com o Dr. Frankswell Soares

Horários: Manhã (10h30) e Tarde(14h50)