Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Através da inclusão digital, projeto de extensão do IFRN/ Apodi proporciona qualidade de vida a idosos do município

Projeto conquistou medalha de ouro na IV SECITEX

Publicada em 06/11/2018 Atualizada há 1 ano

A tecnologia permite ao indivíduo estar mais integrado em uma comunidade online, nos colocando em contato com parentes e amigos, em um ambiente de troca de informações potencializando as expectativas de um futuro com melhor qualidade de vida, pelo sentimento de integração na sociedade, diante disso o interesse das pessoas com mais de 60 anos pelo mundo virtual está crescendo em ritmo acelerado no entanto muitos idosos permanecem desconectados da inclusão digital. Para facilitar a vida dos idosos foi criado o Projeto de inclusão digital “Vivências e Interações Tecnológicas na Terceira idade” para idosos residentes no município de Apodi/RN.

O projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi, é coordenado pelos professores Jackson Costa e Danyel Aguiar e tem como participantes, a psicóloga Fernanda Lígia e alunas do curso Técnico Integrado em Informática. Tem como objetivo desmistificar o pré-conceito acerca do aprendizado tardio, incentivar a participação dos idosos em grupos sociais presenciais/virtuais, gerar autonomia para o uso de smartphones e empatia entre gerações além de proporcionar melhor qualidade de vida dos idosos.

O Projeto tem uma boa aceitação entre os participantes, em depoimento a aluna Isa Costa (67 anos) comenta: “Antes do curso para que eu pudesse falar com uma familiar que mora longe, era necessário que alguém realizasse a ligação ou realiza-se o envio do áudio pra mim, fazia o uso do smartphone através de outras pessoas. Com o curso, hoje consigo realizar uma ligação, consigo fazer fotografia, enviar mensagem no whatsapp, melhorou bastante minha comunicação. Tenho um nível de segurança para usar o celular médio, o curso é uma boa ideia, vocês sabem ensinar o projeto é ótimo tanto pra gente como pra vocês.” 

A execução do projeto se dá através de oficinas semanais, onde os idosos interagem com a turma e as voluntárias utilizando smartphones e/ou computadores conectados à Internet e são incentivados a explorarem as possibilidades de uso sempre alinhadas com seus interesses e habilidades. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco através do e-mail: vivencias3idade@gmail.com