Visita Técnica

Alunos do IFRN-Câmpus Apodi realizam visita técnina em Fortaleza-CE.

Os alunos visitaram o Centro de Referência em Uso e Aplicação em Ressonância Magnética Nuclear – CENAUREMN, em Fortaleza-CE.

Publicada em 26/09/2013 Atualizada há 1 ano

Os alunos do 5º. Período do curso de Licenciatura em Química do Câmpus Apodi realizaram, este mês, visita técnica ao Centro de Referência em Uso e Aplicação em Ressonância Magnética Nuclear – CENAUREMN, em Fortaleza-CE. Os alunos foram acompanhados pela Professora Dra. Karen Farias, pertencente ao grupo de Licenciatura em Química, e foram recebidos pelo Coordenador do Centro, Prof. Dr. Edilberto Rocha Silveira.

Na visita, os alunos receberam todos os conhecimentos básicos necessários sobre a teoria e prática em Ressonância Magnética Nuclear, observando experimentalmente todas as etapas para obtenção de espectros de RMN de  1H e 13C a partir de compostos orgânicos isolados em laboratório. Os alunos também visitaram o Laboratório de Análise Fitoquímica de Plantas Medicinais – LAFIPLAM, tendo a oportunidade de conhecer os diversos tipos de técnicas cromatográficas, das mais usuais às mais modernas, como Cromatografia Líquida de Alta eficiência – CLAE e Cromatografia líquida acoplada ao Espectrômetro de massa – CL-EM, além de outros equipamentos de análise orgânica, como: rotação óptica e infravermelho.

O objetivo da visita foi, principalmente, despertar nos alunos um maior interesse pela investigação científica em Química, ampliando suas visões e aperfeiçoando os conhecimentos químicos adquiridos durante todo o curso de graduação.