CONQUISTAS

Alunos do Campus conquistam medalha de prata e de cristal na 9ª ONHB

Fase final aconteceu na cidade de Campinas/SP

Publicada em 23/08/2017 Atualizada há 1 ano

Nos dias 19 e 20 de agosto aconteceu a fase final da 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Nove alunos do ensino médio integrado do cursos técnicos do IFRN/Campus Apodi participaram dessa última etapa de competição com as equipes Marxmallow, Poty e Vreichras.

Eles conseguiram chegar à fase final da competição que reuniu 307 equipes finalistas de todo o país. Este ano o Rio Grande do Norte foi o 2º estado em número de finalistas, totalizando 60 equipes. Na bagagem, novos conhecimentos, experiências, além de uma medalha de prata e duas medalhas de cristal (que certificam a classificação e participação na fase final).

Para a aluna Vitória Júlia, medalha de prata da equipe Marxmallow, “Ganhar prata certamente foi algo indescritível, porém medalha nenhuma é capaz de mensurar o quanto nós aprendemos ao longo dessa Olimpíada. Os quatro meses que decorreram a 9° ONHB possibilitaram aos participantes não somente um crescimento intelectual, mas humano também, e talvez seja esse o maior diferencial da competição. O companheirismo vivenciado por nós, alunos do IFRN Campus Apodi, se fez notar em todas as etapas e contribuiu para essa vitória. Volto para casa com uma felicidade que não cabe em mim, e infinitamente grata pela oportunidade de compartilhar com vocês a melhor experiência da minha [da nossa] vida.”

A aluna Julia Milene, finalista da equipe Poty, descreve a experiência como “indescritível e emocionante”, motivada pela união presente no grupo como também por poder representar a instituição de quem recebeu total apoio.

“Você já teve o prazer de compartilhar a vitória do outro? Posso afirmar que é algo emocionante e indescritível. Sim, eu compartilhei esse momento e comemorei loucamente, em uma felicidade que não cabia dentro do meu peito. Nós representávamos um time, que no final, com muito esforço conseguiu obter êxito (Sabe uma grande final de copa do mundo? Pois é, a sensação foi de fazer um gol nos últimos minutos). Participar de mais uma edição da ONHB foi sensacional e vocês a tornaram incrível. A todos que nos apoiaram e ajudaram direta ou indiretamente deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA.”

Os alunos foram orientados pela professora de História do Campus Apodi, Sarah Campelo. A docente realizava reuniões semanais tratando de assuntos relativos ao tema da competição. Conheça as equipes do Campus que conquistaram medalhas:

Marxmalllow:

Iandra Beatriz, Lucas Patrícios e Vitória Júlia

Medalha de Prata

Poty

Arthur Vinicius, Julia Milene e Wegton Medeiros

Medalha de Cristal

Vreichras

Daniel Regis, Nícolas Patrícios, e Taynah Cabral

Medalha de Cristal

Sobre a ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas), contando com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade. É realizada através de competição, que ocorre por equipes formadas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos). É aberta para escolas públicas e particulares. Outras informações podem ser obtidas no site da ONHB.