VISTA TÉCNICA

Alunos do Campus Apodi visitam a Mina Brejuí em Currais Novos (RN)

O local é conhecido como a maior mina de Scheelita da América do Sul

Publicada em 28/08/2017 Atualizada há 1 ano

No dia 22 de agosto, alunos do Curso Técnico Subsequente em Química visitaram a Mina Brejuí localizada na cidade de Currais Novos (RN). A viagem foi idealizada pelos professores Bento Pereira, Marcionila Ferreira e Paulo Roberto Nunes.

A Mina Brejuí é considerada a maior mina de Scheelita (mineral metálico não ferroso que apresenta alta densidade e boa condutividade elétrica) da América do Sul. A exploração de suas atividades começou em 1943, data da descoberta do minério no município de Currais Novos. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.

Ao término da visita a Mina a equipe foi conduzia ao Museu Mineral Mario Moacyr Porto, em que se guarda toda obra científica e cultural da cidade Currais Novos e representa uma amostra das riquezas minerais da região do Seridó.

O objetivo da visita técnica foi conhecer os processos práticos de produção industrial, bem como as principais análises realizadas em laboratório de controle de qualidade. Os discentes ainda tiveram a oportunidade de conhecer a Indústria de Laticínios do Campus Currais Novos do IFRN e puderam participar de uma aula prática de fabricação de queijos.