Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COMPETIÇÃO

Alunos do Campus Apodi participam da 20º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos do curso técnico integrado de informática desenvolvem foguete para prova prática de Astronáutica

Publicada em 23/05/2017 Atualizada há 1 ano

Na última sexta-feira (19), os alunos do Campus Apodi participaram da 20º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAA) e realizaram prova experimental da 11º edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2017), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

As provas escritas foram aplicadas a cerca de 25 discentes nos períodos matutino e vespertino e apesar de não ser obrigatória, contamos com sua boa receptividade e adesão.  Os alunos foram orientados pelo professor de física Lindon Johnson que está dando o suporte necessário para o êxito na olimpíada.

Para a tarefa experimental de astronáutica (XI MOBFOG), os alunos do 2º ano do curso técnico integrado de informática Emanuel da Costa Soares, Anderson Caio de Oliveira Medeiros e Francisco João Mathuzael da Costa sob a orientação do professor Lindon Johnson, desenvolveram um foguete feito de garrafa PET e uma base flex para seu lançamento elaborada de canos de PVC, como combustível foi usada a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó).

O último lançamento foi realizado no dia 18 de maio e o alcance máximo horizontal foi de 150 metros que está acima do índice estipulado pela MOBFOG. Nosso grupo está concorrendo com cerca de 200 equipes de diversas instituições (constituídas de 1 professor e no máximo 3 alunos) para Jornada de Foguetes.

O IFRN/Campus Apodi reconhece a importância desses projetos de olimpíadas de conhecimento para o desenvolvimento institucional e de seus alunos e parabeniza a todos os envolvidos.

 

SOBRE A OBA e MOBFOG

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, e tem uma única fase durante o ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da XX OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome, e concorrerão a medalhas somente os alunos que tiverem notas dentro das faixas de premiações. Cada escola de ensino médio deve enviar um pacote contendo as dez melhores provas de cada nível, só dessa maneira, poderá ter aluno sendo convidado para qualquer um dos eventos decorrentes da XX OBA voltados para os melhores alunos do ensino médio, tais como: Jornada Espacial, Acampamento Espacial, Processos seletivos para as Olimpíadas Internacionais etc. Todos os professores representantes, colaboradores, diretores escolares envolvidos no processo recebem os seus certificados, e a escola também recebe um certificado de participação com o seu nome.

 

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA. Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo 3 (três) alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.