Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Alunos do Campus Apodi apresentam Projeto de Biodigestores na 55º Festa do Boi

O evento aconteceu no período de 7 a 14 de outubro em Parnamirim (RN)

Publicada em 20/10/2017 Atualizada há 1 ano

No dia 12 de outubro, os alunos Luma Misma e Antonio Edinir, bolsistas do projeto de extensão do campus Apodi Intitulado "A tecnologia dos biodigestores como uma alternativa sustentável e resiliente ao desenvolvimento rural da região do vale apodiense", expuseram uma maquete sobre o projeto no estande do IFRN na 55ª Festa do Boi.

 

A 55ª Festa do Boi é um evento tradicional para o agronegócio tanto no cenário local como nacional, que aconteceu entre os dias 7 e 14 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, município de Parnamirim (RN).

 

Na oportunidade, os alunos esclareciam aos visitantes em um dos dias de maior movimento do evento, a forma de construção do equipamento, e seus benefícios para os produtores rurais. O projeto é coordenado pela professora Alexsandra Carvalho e é desenvolvido junto a comunidades rurais do município de Apodi.

 

Segundo Camilo Medeiros, o Coordenador de extensão do IFRN/Campus Apodi, a importância de expor trabalhos nesses eventos é mostrar à comunidade o fazer dos nossos alunos, isso também favorece a inclusão de nossos egressos no mercado de trabalho.

 

 .:SOBRE O PROJETO

Biodigestor é um equipamento abastecido com matéria orgânica (restos de alimentos e dejetos) que gera gás metano por meio de uma reação biológica de bactérias. Partindo dessa premissa, alunos do Campus Apodi desenvolvem um projeto intitulado: A tecnologia dos biodigestores como uma alternativa sustentável e resiliente ao desenvolvimento rural da região do vale apodiense.

 O projeto tem o objetivo de difundir a tecnologia e o uso de biodigestores para a geração de biogás e biofertilizante junto aos agricultores (as) das comunidades rurais da região do Vale do Apodi (RN), promovendo a produção, o desenvolvimento e a transferências de tecnologias sociais, notadamente direcionadas à preservação do meio ambiente.