EXTENSÃO

Alunos desenvolvem cartilha para melhorar a aprendizagem da Língua Inglesa no Instituto e em escolas da região

Projeto coordenado pelo professor de inglês Leonardo Parisi

Publicada em 02/07/2019 Atualizada há 1 ano

A presente cartilha é fruto de um projeto de extensão coordenado pelo professor de inglês Leonardo Lucena Parisi com a participação dos alunos da turma 2.8401.1V, segundo ano vespertino do Curso Técnico de nível médio em Informática, na forma integrada, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Campus Apodi, objetivando melhorar a aprendizagem da Língua Inglesa no Instituto e na região. Apesar de ser útil para qualquer estudante de inglês, esta cartilha foi elaborada, principalmente, para os alunos do ensino médio que, futuramente, ingressarão em um mercado de trabalho onde a Língua Inglesa, devido ao seu caráter global, desempenha um papel bastante relevante.

O projeto passou por diversas etapas até ser concluído e disponibilizado em versão digital, dentre as quais destacam-se pesquisas feitas com alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Antônio Dantas do município de Apodi, com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Lindaura Silva, também em Apodi, e, ainda, com os próprios alunos de inglês do campus. Ao todo, 322 alunos responderam a um questionário online sobre o estudo da Língua Inglesa, no qual identificou-se que 81% desses alunos têm interesse em intensificar o estudo do inglês por conta própria. Dentre as respostas, observou-se que ainda há um número pequeno de alunos que estudam em casa, seja por desinteresse, seja por desconhecer métodos interessantes de aumentar o contato com a língua estrangeira em casa. Além de ajudar a conhecer melhor nosso público-alvo, os resultados da pesquisa também foram levados em consideração para a escolha dos recursos tecnológicos que seriam avaliados e sugeridos. Os alunos da turma de Informática avaliaram como aplicativos para smartphones, canais do YouTube, redes sociais, músicas, séries, filmes e jogos eletrônicos podem ser utilizados para dinamizar a aprendizagem do inglês.

Esta cartilha busca suprimir a falta de conhecimento de como estudar em casa - constatada na pesquisa - e facilitar os estudos do leitor ao aumentar sua autonomia. São apresentadas diversas dicas de como fazer um bom uso de variados recursos tecnológicos e gratuitos. Tais dicas pretendem oferecer diferentes opções para o estudo da Língua Inglesa de maneira autônoma, mas também – e simplesmente - proporcionar o aumento do contato com o idioma. Ferramentas que já fazem parte do cotidiano dos   estudantes, como o aparelho smartphone ou computador, as redes sociais e sites populares, passam a ser utilizados como recursos didáticos, permitindo uma (con)vivência com o inglês além dos muros da escola.

Como se trata de um público jovem, nada melhor do que incluir as novidades tecnológicas que estão sendo cada vez mais acessadas, para que funcionem como agentes colaboradores em uma rotina de estudos que transforme atividades que seriam aparentemente chatas aos olhos dos jovens em momentos divertidos e empolgantes. Além de colaborar no rendimento acadêmico, este material busca criar uma integração entre o aluno e o inglês que permita alcançar objetivos maiores, como obter uma boa preparação para um intercâmbio, compreender textos e falas presentes em jogos, aplicativos e outras plataformas/sites online ou, até mesmo, facilitar o diálogo com outros falantes da língua inglesa.

A possibilidade de aprender uma nova língua e alcançar a fluência está em suas mãos, mas somente a sua dedicação possibilitará tal feito.

Acesse a cartilha:

HOW TO LEARN ENGLISH