EXTENSÃO

Alunos capacitam produtores rurais em “Dia de Campo” na zona rural de Felipe Guerra

A atividade coordenada pelos professores Renato Alencar e Felipe Barreto

Publicada em 04/12/2018 Atualizada há 1 ano

Na manhã de 1º de dezembro, alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária realizaram um “Dia de Campo” (Ações de vivência rural que contribuem para o desenvolvimento de produtores locais) no Sítio Arapuá, localizado no município de Felipe Guerra. Nesta ação foi realizada a capacitação em “Manejo sanitário e principais doenças de caprinos e ovinos” para 40 produtores dessa comunidade.

A atividade coordenada pelos professores Renato Alencar e Felipe Barreto, envolveu as disciplinas de Ovinocaprinocultura e Gestão, cooperativismo e extensão rural. A capacitação foi ministrada pelos alunos do instituto que puderam transmitir os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A turma foi dividida em quatro grupos que se responsabilizaram em apresentar as medidas gerais de controle sanitário e esclarecimentos sobre as principais doenças que acometem caprinos e ovinos (endoparasitas - verminoses, ectoparasitas - piolho e miíases, pododermatite, clostridioses, eimeriose, ectima contagioso, raiva, mastite, ceratoconjutovite, broncopneumonia, dentre outras), além de problemas metabólicos (timpanismo e cálculo renal).

O “Dia de Campo” foi realizado em parceria com a Associação do Sítio Arapuá, Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais  de Felipe Guerra e a EMATER. A ação foi finalizada com uma confraternização entre os presentes.