CONQUISTAS

Aluno do Campus Apodi conquista medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica

Competição visa estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas

Publicada em 11/02/2019 Atualizada há 12 meses

O aluno Guilherme Augusto Saldanha Silva, concluinte do Curso Técnico Integrado em Informática conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade teórica (Nível 5). Ao longo da competição nacional, o aluno foi acompanhado pelo professor Carlos Fran.

Além dessa vitória, Guilherme também obteve aprovação no Curso de Ciências da Computação na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Aficionado pelo mundo Digital, o discente se considera realizado com as conquistas.

SOBRE OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR e são gratuitos e abertos ao público.

A modalidade Teórica, acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores (Comitê de Provas) da OBR em um único dia e em um determinado tempo.