CONQUISTAS

Aluno destaque em competições de Fisica e Astronomia é selecionado para participar da XVII Jornada Espacial

No âmbito do IFRN, apenas 2 alunos foram selecionados para participar do evento

Publicada em 06/09/2019 Atualizada há 1 ano

O estudante João Pedro Pinto da Costa, concluinte do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Apodi, é convidado para participar da XVII Jornada Espacial, que será realizada de 1 a 7 de dezembro em São José dos Campos (SP).

No âmbito do IFRN, apenas 2 alunos foram selecionados para participar da jornada espacial, a seleção é feita entre os que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia. A trajetória de João Pedro no Campus Apodi é consagrada em meio a suas conquistas, nesses quatro anos o discente já conquistou 3 Medalhas à nível Nacional e 2 estadual em competições de conhecimento, geralmente envolvendo a área de física e astronomia.

Atualmente João Pedro juntamente com o discente Thiago Henrique do 2º ano de Biocombustíveis, foram pré-selecionados para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia. Durante a preparação para as competições, os alunos recebem orientação e acompanhamento do Professor Francisco Diassis de Souza.

Sobre a XVII Jornada Espacial

A Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), promoverá um encontro em São José dos Campos para jovens que queiram se aproximar da astronomia e astronáutica.

Chamado de Jornada Espacial, o evento contará com 120 alunos e professores de todo o país que se sobressaíram nas questões de Astronáutica da prova da XVII OBA. Os participantes assistirão a palestras, oficinas de construção e até mesmo lançamento de foguetes. Além disso, serão ensinados, por exemplo, o funcionamento do GPS (Sistema de Posicionamento Global), das plataformas espaciais e como são realizados os processos de transmissão por satélites.

Os estudantes poderão, por fim, conhecer instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Observatório Astronômico, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).