Você está aqui: Página Inicial / Campi / Apodi / Especiais / Coordenação de Atividades Estudantis - COAES

Coordenação de Atividades Estudantis - COAES

Figura1GF.JPGO que é a COAES/Apodi?

A COAES é a Coordenação de Atividades Estudantis do Campus Apodi que tem como objetivo principal o suporte ao processo educacional através dos serviços e ações dos setores: Serviço Social e Saúde. Ela desenvolve o planejamento e a gestão dos recursos direcionados às suas áreas de atuação, o acompanhamento das ações da equipe multidisciplinar, presta apoio às entidades representativas dos estudantes e à participação dos alunos em eventos artísticos, esportivos e culturais, dentre outras. 

Para melhor compreensão, seguem os objetivos e as principais atividades dos setores que compõem a COAES.

 

SERVIÇO SOCIAL:

O Serviço Social segue as diretrizes da Política de Assistência Social a qual tem por objetivo garantir os mínimos sociais aos cidadãos, contribuindo assim, no processo de inclusão e redução das desigualdades sociais. Inserida no universo escolar, trabalha com a assistência estudantil que é uma garantia constitucional.

Assistência Estudantil

O QUE É?

A assistência estudantil, assim como a política pública de ensino é uma garantia constitucional expressa na Constituição Federal de 1988, que afirma que a educação é dever do Estado e da Família (art. 205, caput) e tem como princípio a igualdade de condições de acesso e permanência na escola (art. 206, I) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 que também possui esses dispositivos que amparam a assistência estudantil, conforme Artigo 3º, "O ensino deverá ser ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)”. Daí conclui-se que para a efetivação da educação é necessário que se tome como prioridade a assistência estudantil, concebida como direito e como  política  de  inclusão  social  dos diferentes  segmentos  da  população,  operando  pois  no  horizonte  da universalidade  da  cidadania.  Desta forma, entendemos que a assistência estudantil se caracteriza como uma política de apoio aos estudantes de baixa renda, que não tem condições de se manter e, consequentemente prosseguir seus estudos.

OBJETIVOS

·  Intervir nas expressões da questão social contemporânea que incidem no processo de ensino-aprendizagem;

·  Contribuir no enfrentamento das situações que provocam a retenção e a evasão escolar;

·  Implementar ações, programas e serviços a partir das necessidades apresentadas pelos alunos;

·  Fortalecer a organização política dos estudantes.

 

PROGRAMAS / Campus Apodi

· Programa de Iniciação Profissional

O Programa de Bolsa de Iniciação Profissional visa proporcionar ao estudante de baixo poder aquisitivo, com matrícula e frequência regular na Instituição, apoio financeiro para manutenção de seus estudos, bem como propiciar uma experiência antecipada da atividade laboral, criando oportunidade de capacitação que possibilite o desenvolvimento de atitudes e habilidades inerentes ao exercício de uma profissão na sociedade.

 

· Programa de Auxílio Transporte

É um valor recebido pelo aluno a fim de realizar o trajeto casa-IFRN-casa, auxiliando no custo com o transporte, podendo ser parcial ou total.

· Programa de Alimentação Escolar

Concessão de almoço para alunos que necessitam ficar dois turnos seguidos na escola para realização de outras atividades acadêmicas, além de situações emergenciais.

· Programa de Isenção de Taxa dos Processos Seletivos

O candidato deve comprovar a situação de vulnerabilidade social (não tem condições de pagar a taxa de inscrição) através de preenchimento de formulário e entrega da documentação exigida ao serviço social pra proceder à análise. Antes da abertura das inscrições para os processos seletivos é publicado um edital para essa isenção.

 

· Programa de Fiscalização de Concursos

Oportuniza a participação dos alunos como fiscais dos processos seletivos ou concursos públicos realizados pela instituição.

 

· Programa Saúde Estudantil

Contribui com a saúde dos alunos, não apenas com o tratamento curativo em si, mas principalmente auxiliando na aquisição ou reforço de hábitos, atitudes e conhecimentos que atuem de forma preventiva, promovendo saúde e melhor qualidade de vida.

 

OUTRAS ATIVIDADES DO SERVIÇO SOCIAL

·  Caracterização socioeconômica dos alunos;

·  Acompanhamento sociofamiliar;

·  Atendimentos individualizados ou em grupos;

·  Visitas Domiciliares;

·  Elaboração de estudos de caso, relatório social e parecer social (demanda externa);

·  Reunião de Pais.

 

Assistente Social: Noelma Guimarães Martins - CRESS/RN -3694

 

SETOR DE SAÚDE:

Link

Ações do documento

Página em carregamento