Você está aqui: Página Inicial / Atividades Estudantis / Notícias / Capacitação em Testes Rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's)

A capacitação realizada no mês de agosto de 2017 foi proposta pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ainda em 2016. Em articulação com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), a capacitação buscou habilitar os profissionais do Instituto sobre testes rápidos que detectem essas infecções, entre elas a sífilis, as hepatites virais e a Aids. Organizado pela Diretoria de Atividades Estudantis (Digae), o evento ocorreu na sala de atos da Reitoria. Depoimentos, oficina prática de testes rápidos e discussão sobre vulnerabilidade marcaram o evento. Durante os dias da capacitação, o público recebeu orientação sobre sensibilização diante da relevância do enfrentamento das doenças, além do destaque à importância da realização de testes rápidos. Dentre os participantes, membros da equipe do Programa Estadual de IST, representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da UNICEF, além de profissionais de 16 campi do IFRN. Com o objetivo de implementar nos campi o projeto "Saindo na Frente", a perspectiva é de que a parte educativa comece a ser trabalhada ainda em 2017 e, no início de 2018, sejam implementados os testes de forma ampliada.