Você está aqui: Página Inicial / Atividades Estudantis / Notícias

Notícias

Capacitação em Terapia com Esparadrapo 2017
A Capacitação Terapia com Esparadrapo ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de setembro 2017, no setor de fisioterapia do campus Central-Natal do IFRN e teve como público-alvo os servidores de enfermagem do instituto e o fisioterapeuta Antônio Alves dos Santos Haesbaert como ministrante do curso. O curso teve como objetivo capacitar os profissionais da enfermagem na técnica da imobilização com esparadrapos para alívio de dores. A idealização dessa capacitação surgiu da necessidade dos profissionais de enfermagem de serem capacitados para agir no atendimento imediato aos alunos vítimas de traumas com a utilização da técnica para alívio de dores osteomusculares.
Curso de Atualização em Odontologia 2017
o curso de Atualização em Odontologia foi ofertado para os odontólogos do instituto nas datas de 11 a 13/09/2017, na Sala de Reuniões da Reitoria do IFRN. Considerando que os materiais e protocolos clínicos são constantemente atualizados na odontologia, a realização dessa capacitação foi de grande relevância para o aprimoramento dos serviços de saúde bucal ofertados para os discentes do instituto.
Capacitação em Testes Rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's)
A capacitação realizada no mês de agosto de 2017 foi proposta pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ainda em 2016. Em articulação com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), a capacitação buscou habilitar os profissionais do Instituto sobre testes rápidos que detectem essas infecções, entre elas a sífilis, as hepatites virais e a Aids. Organizado pela Diretoria de Atividades Estudantis (Digae), o evento ocorreu na sala de atos da Reitoria. Depoimentos, oficina prática de testes rápidos e discussão sobre vulnerabilidade marcaram o evento. Durante os dias da capacitação, o público recebeu orientação sobre sensibilização diante da relevância do enfrentamento das doenças, além do destaque à importância da realização de testes rápidos. Dentre os participantes, membros da equipe do Programa Estadual de IST, representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da UNICEF, além de profissionais de 16 campi do IFRN. Com o objetivo de implementar nos campi o projeto "Saindo na Frente", a perspectiva é de que a parte educativa comece a ser trabalhada ainda em 2017 e, no início de 2018, sejam implementados os testes de forma ampliada.
Capacitação em Primeiros Socorros
A Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE), em parceria com o GT-Saúde promoveu o curso “Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde do IFRN – Suporte Básico de Vida (APH)”. O curso, que teve como objetivo qualificar os profissionais de saúde do Instituto para atuarem em situações de urgências e emergências. A primeira etapa ocorreu nos dias 25 e 26 de maio, e a segunda, nos dias 22 e 23 de junho. O curso foi ministrado por José Leandro Barbosa, enfermeiro do IFRN e especialista em Primeiros Socorros, e Mário Vinícius de Lima Pereira, fisioterapeuta, servidor da UFRN e instrutor de Primeiros Socorros do Resgate das Dunas. Através de aulas expositivas e práticas, os instrutores abordaram temas como atendimento pré-hospitalar, abordagem primária, emergências clínicas, queimaduras, choque elétrico, envenenamentos e intoxicações, parada cardiorespiratória, reanimação Cardiopulmonar, DEA, desobstrução de vias aéreas, suporte básico no trauma - TCE, TRM, traumas tórax, trauma na gestante e na criança, hemorragias e fraturas, estabilização, elevação e transporte de vítimas e simulado prático.
Capacitação em Boas Práticas para os Serviços de Saúde - 2017
Através da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) e em parceria com a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado (Suvisa-RN), o Gt-Saúde promoveu o curso de Boas Práticas em Serviços de Saúde. A capacitação foi realizada em três polos, sendo voltada aos Auxiliares de Saúde Bucal e de Serviços Gerais que trabalham na instituição. O curso foi ministrado pelo odontólogo Thiago Nascimento, que é especialista em Vigilância Sanitária. As aulas aconteceram no mês de maio: nos dias 11 e 12 no Campus Mossoró; 15 e 16 no Campus Santa Cruz e em 18 e 19 de maio no Campus Natal-Central​. Organizada pelo Grupo de Trabalho da Saúde (GT-Saúde), a capacitação é uma parceria com as empresas que prestam serviços terceirizados ao Instituto: Acrópole, Art Service, Solaris, Salmos, Limpserv e Jaguari e teve como objetivo qualificar os servidores terceirizados que trabalham nos serviços de saúde do Instituto, sendo uma ação que faz parte da implantação do Manual de Boas Práticas que está ocorrendo nos Serviços de Saúde do IFRN.
GT Saúde faz apresentação em reunião do CODIR
Os GTs da DIGAE se apresentaram na última reunião do CODIR pra apresentar ações realizadas e propostas para o ano de 2017. No dia 10 de fevereiro, todos os GTs que compõem a DIGAE tiveram um espaço na reunião do CODIR para apresentar as ações realizadas em 2016 e as propostas para o ano de 2017. Na ocasião, o GT Saúde apresentou o Manual de Boas Práticas, documento onde estão descritos as atividades e os procedimentos desempenhados nos serviços de saúde a fim de garantir a segurança e qualidade sanitária a seus usuários, bem como atender a legislação sanitária em vigor. Agora é partir para a implantação! É o IFRN prezando pela excelência em todos os serviços prestados.
Jogos Escolares 2017 - intercampi e regional
Tendo em vista a consolidação dos jogos escolares no IFRN e a necessidade de que sejam realizados com maior segurança no tocante à saúde dos atletas, no ano de 2017 a DIGAE buscou aproximar as categorias dos educadores físicos e profissionais da saúde por meios de seus Grupos de Trabalho para aperfeiçoamento do evento. Assim, o GT Saúde ficou responsável por elaborar uma Nota Técnica relativa à atuação dos serviços de saúde durante os jogos escolares, enquanto o GT Esporte ficou responsável pela organização do evento. Contudo, devido ao curto tempo entre a as discussões e o início dos jogos deste ano, houve uma inviabilidade na utilização da normativa ainda para os jogos deste ano. Mas, ao final dos jogos intercampi, as equipes de saúde que atuaram nos polos enviaram relatórios onde descreveram um resumo de sua atuação e as principais dificuldades encontradas, bem como sugestões para sua superação. O conteúdo desses relatos está no relatório em anexo exposto, ao qual foram acrescentadas as contribuições advindas das discussões ocorridas nas reuniões do GT Saúde.

Ações do documento

Página em carregamento