Você está aqui: Página Inicial / Antigos / Santa Cruz / Notícias / Curso de Aperfeiçoamento em Dança e Pluralidade Cultural

Curso de Aperfeiçoamento em Dança e Pluralidade Cultural

O início está previsto para o dia 30 de junho

A UFRN realizará em parceria com o IFRN Campus Santa Cruz, o Curso de Aperfeiçoamento em Dança e Pluralidade Cultural, sob a coordenação da Profª Drª Karenine de Oliveira Porpino.

Com início marcado para o dia 30 de junho, o curso tem carga horária de 180h, dividido em seis módulos e é destinado a professores graduados em Educação Física e Artes, ou professores da rede pública que já trabalham com dança a pelo menos um ano.

As inscrições podem ser feitas na sala da Coordenação de Extensão ou por e-mail, até 27 de junho, das 13 às 17h e das 19 às 21h.

Para realizar as inscrições por e-mail, o candidato deve enviar a ficha de inscrição preenchida, juntamentecom a cópia do diploma de graduação e declaração da escola afimando que está em sala de aula, para o e-mail dpc.ifrn.ufrn@hotmail.com. Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

Os candidatos que não são da área de Artes e nem de Educação Física devem enviar também uma carta de intenção. Clique aqui para baixar o modelo da carta de intenção.

Confira abaixo os módulos do curso.

 

Módulo 1 – Dança e Pluralidade Cultural 

Estudo sobre a dança no contexto da Educação com enfoque das discussões sobre corpo, etnia, classe social e gênero. Dança e inclusão social. Levantamento de danças e outras manifestações culturais.

 

Módulo 2 – Coreologia 

Estudo das premissas e estruturas do movimento e suas relações com o dançarino, o espaço e o som, segundo os estudos de Rudolf Laban. Análise das manifestações culturais.

 

Módulo 3 – Dança na Escola 

Estudo da dança como conteúdo no contexto do ensino fundamental e médio. Ensino das técnicas de dança no âmbito escolar. Diagnóstico das vivências em dança a partir dos contextos sociais onde os participantes do curso atuam como professores (Educação Básica).

 

Módulo 4 – Processos de criação em dança 

Vivência de processos de criação em dança com enfoque na pesquisa de movimento e nos diversos repertórios da dança. Estudo de tema para produção coreográfica.

 

Módulo 5 – Ateliê de Composição Coreográfica I

Discussão de processos de criação em dança e elaboração de projeto de composição coreográfica a partir das referências locais.

 

Módulo 6 – Ateliê de Composição Coreográfica II

Acompanhamento e discussão dos projetos de composição desenvolvidos pelos participantes do curso. Organização e apresentação coreográfica. Socialização e entrega dos relatos de experiência.



Ações do documento

Página em carregamento