Você está aqui: Página Inicial / Alunos / Normas da Colação de Grau

Normas da Colação de Grau

As solenidades de Colação de Grau dos alunos concluintes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN são organizadas pelas Coordenadorias de Eventos dos campi em articulação com os Coordenadores de Curso, os  Diretores Acadêmicos e formandos.

Prazo importante:
Até 15 dias antes da solenidade, os Diretorias Acadêmicas devem enviar à Coordenadoria de Eventos a relação dos alunos concluintes.

Vestimenta:
É obrigatório, para os formandos, o uso de beca acadêmica, capelo e faixa, cedidos pelo IFRN, na cor que caracteriza a Diretoria à qual o curso está vinculado.

Cores das Diretorias:

• Diretoria Acadêmica de Construção Civil – verde;
  • Diretoria Acadêmica de Ciências – roxo;
  • Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais – vermelho;
  • Diretoria Acadêmica de Indústria – azul;
  • Diretoria Acadêmica de Tecnologia da Informação – amarelo.

Veste talar:
Para o Reitor, beca acadêmica e pelerine na cor branca;
Para os Diretores Gerais dos campi, beca acadêmica e pelerine na cor amarela;
Para o Pró-reitor de Ensino e Diretores Acadêmicos, beca acadêmica e pelerine na cor azul;
Para os Coordenadores de Cursos, beca acadêmica e faixa na cor que caracteriza o Departamento ao qual o curso está vinculado.

Patrono/patronesse/paraninfo/homenageados

O patrono ou a patronesse serão escolhidos por Departamento
Os concluintes de cada curso escolherão um paraninfo e demais homenageados, em um número máximo de cinco, serão escolhidos pelos concluintes de cada curso

Discursos
Os discursos proferidos nas sessões solenes, de no máximo 5 minutos cada, são restritos a três:

• Do representante da Instituição;
  • Do orador oficial das turmas concluintes;
  • Do representante do Diretório Central dos Estudantes

Eventos religiosos e sociais
Os eventos referentes à aula da saudade, aposição de placa, cerimônias religiosas e baile de formatura são de responsabilidade das turmas concluintes, podendo a Coordenadoria de Eventos orientar as turmas concluintes, quando solicitada.

Confira o regulamento na íntegra.