Você está aqui: Página Inicial / Alunos / Arte e Cultura / Coral Profa. Lourdes Guilherme

Coral Profa. Lourdes Guilherme

 

O Coral “Profª Lourdes Guilherme” foi criado oficialmente no dia 08 de maio de 1975, por iniciativa do então diretor da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte – ETFRN –, Prof. Arnaldo Arsênio de Azevedo.

À época, como ainda não havia mulheres no corpo discente da ETFRN, o Coral Lourdes Guilherme constituía um coro de vozes exclusivamente masculinas, tendo como primeiro regente o professor de música, aposentado, Padre Pedro Ferreira da Costa.

Seu objetivo é despertar no estudante ou servidor da escola o gosto pela arte, de modo especial pela música, através do canto e, ao mesmo tempo, fazê-lo presente à comunidade, numa forma agradável de se relacionar, manifestando os seus sentimentos artísticos.

O nome oficial do Coral é uma homenagem à figura da professora Maria de Lourdes Guilherme Filgueira, responsável pela disciplina de canto orfeônico na antiga Escola Industrial de Natal, entre as décadas de 40 e 60.

 

OS REGENTES

  • Fundador (1975/1978 a 1986) 

Prof. Pe. Pedro Ferreira da Costa

Tem vasta formação musical no Brasil e na Itália. É Especialista em Regência Coral e Empostação de Voz, Mestre em Filosofia e Doutor em Harmonia e Estética Musical. Regeu o Madrigal da Escola de Música da UFRN, o Coral da Petrobrás e o Coral Canto do Povo, ligado à Fundação José Augusto/RN.

 

  • Segundo regente (1976 e 1977)

Prof. Glênio Manso Maciel

Realizou seus estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde posteriormente foi professor de violoncello, teoria musical, solfejo e ritmo. Fundou e regeu os corais: Sons da Terra, Unicanto, Lúmen e Canto Jovem.  Regeu os corais: Madrigal da Escola de Música/UFRN, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e da Petrobras, Irmão  Sol, de canto gregoriano, Chorus Phoenix e o Coral do Tribunal de Justiça.

 

  • Terceiro regente (1987 a 1991)

Prof. Gilson Gomes

É Doutor em Engenharia Química, vinculado ao Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal-Central do IFRN. Foi aluno de piano e de canto na Escola de Música da UFRN. Participou de vários Painéis de Regência Coral da FUNARTE. Foi coralista na primeira formação do Coral “Prof.ª Lourdes Guilherme”, entre 1975 a 1977, e também participou do Madrigal da Escola de Música da UFRN. Atualmente é professor da UFRN e do IFRN na área de Química.

 

  • Quarto regente (1992/1993)

Prof. André Luiz Muniz Oliveira

Teve sua formação musical na Universidade Federal de Pernambuco e no Conservatório de Genebra, na Suíça, onde obteve formação de Regência Coral e Orquestral. Cursou mestrado em Regência, em Campinas/SP e doutorado em Regência de Orquestra, na Universidade de Montreal/Canadá. Regeu o Coral Harmus do Instituto de Música Waldemar de Almeida, o Coral da Petrobrás e o Madrigal da UFRN. Dirigiu a Escola de Música da Universidade Federal e atualmente é o regente da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

 

  • Atual regente (a partir de 1994)

Prof.ª Ana Judite de Oliveira Medeiros

É Formada em Artes pela UFRN e em Piano pela Escola de Música. Fez Aperfeiçoamento em Regência Coral na Escola de Comunicação e Artes da USP/SP. É Especialista em Educação Musical e professora colaboradora da Base de Estudos de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Atualmente é professora de Arte e Regente do Coral do Campus Natal-Central do IFRN, coralista do Madrigal/UFRN, regente do Coral do Hospital Mons. Walfredo Gurgel e do Coral da Igreja Presbeteriana  Memorial.

Ações do documento

Página em carregamento